Professor José Arnóbio de Araújo Filho foi eleito reitor do IFRN em consulta pública em dezembro de 2019 e assumiu o cargo em dezembro de 2020 após decisão judicial.

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), professor José Arnóbio de Araújo Filho, foi empossado oficialmente na tarde de terça-feira (31), em audiência no Ministério da Educação (MEC).

Durante a solenidade, o reitor entregou ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, o portfólio institucional do IFRN e uma mostra de produtos da unidade produtiva de derivados do leite do Campus Currais Novos. Na oportunidade, o ministro declarou que solicitou um incremento de 28% nos recursos financeiros destinados aos Institutos Federais.

O reitor José Arnóbio iniciou o seu discurso lembrando o processo de luta para efetivar a sua nomeação e posse. Destacou também alguns dados relacionados ao trabalho realizado pelo IFRN, como o atendimento a mais de 40 mil estudantes, sendo cerca de 800 estudantes com deficiência.

Relembre
José Arnóbio foi eleito reitor do IFRN em consulta pública realizada com a comunidade no dia 4 de dezembro de 2019. Em 17 de abril de 2020, o MEC nomeou o professor Josué Moreira reitor pro tempore, através da Portaria 405/2020. A juíza Gisele Leite, da 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, emitiu decisão judicial no dia 11 de dezembro de 2020, determinando a regularidade da posse do professor José Arnóbio.

Como resultado da decisão judicial, o MEC realizou a nomeação no dia 21 de dezembro de 2020. No último dia 24 de agosto, foi publicado um novo decreto, com a assinatura do presidente Jair Bolsonaro, nomeando definitivamente o professor José Arnóbio de Araújo Filho reitor do IFRN até o dia 21 de dezembro de 2024. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na edição do dia 25 de agosto, convocando a posse para o dia 31.

José Arnóbio é professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico há 26 anos. É mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Educação Física Infantil e graduado em Licenciatura Plena em Educação Física, as duas últimas formações pela UFRN. Como gestor, exerceu a função de diretor-geral do Campus Natal-Central do IFRN por dois mandatos, durante o período de 2012 a 2019, sendo eleito ao final de 2019 como o terceiro reitor do IFRN.

Fonte: G1 RN
Foto: Luis Fortes/MEC