A delegada-geral de Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, garantiu que a Polícia Civil está em apuração rigorosa sobre as circunstâncias do crime que ocorreu no fim de semana, em Portalegre, no Oeste Potiguar, onde um homem foi amarrado e espancado após supostamente atirar pedras contra uma loja. Segundo Ana Cláudia Saraiva, há elementos de que ocorreu o crime de tortura.

O caso ocorreu no sábado (11), mas as imagens sobre o caso começaram a circular na segunda-feira (13). Em vídeo, é possível ver que o homem está com braços e pernas amarrados, enquanto é insultado e agredido.

Nesta terça-feira (14), o delegado de Pau dos Ferros, Cristiano Gouveia, disse que o caso está em apuração e que pretende finalizar o inquérito até o fim de semana. Ana Cláudia Saraiva garantiu que também está acompanhando a apuração sobre o caso.

“As imagens são chocantes, considerando que a pessoa que fez a detenção utilizou de força bruta. Chegou a deter e, a partir dali, cometeu agressões. O crime será rigorosamente apurado pela Civil. A princípio, se vê ali elementos de tortura”, disse a delegada, afirmando que também vai observar se houve alguma motivação ou insultos de cunho racista contra o homem que foi amarrado. Ele supostamente integraria uma comunidade quilombola, o que também está sob apuração.

“Há também elementos que precisam ser melhor apurados e investigados, tendo em vista que o sujeito que foi agredido, pelas informações obtidas, também integra uma comunidade quilombola. Tais circunstâncias serão averiguadas, e, em se confirmando os elementos subjetivos, podem caracterizar crime de tortura e, em concurso material, com o crime de racismo. As circunstâncias serão apuradas pelo delegado que vai investigar o caso, para encaminhá-lo às Justiça conforme as penas da lei”.

Fonte: Tribuna do Norte
Foto: Carta Capital