A Praia do Porto, no município de Baía Formosa, será o local de chegada da primeira edição da Ale Regata, marcada para o próximo dia 26 de setembro. A competição vai ocupar o espaço de uma antiga regata que era promovida pelo município e que movimentava os pescadores e moradores da cidade. A organização será de Luizinho Ferreira, pai do surfista e medalhista olímpico Ítalo Ferreira.

Seguindo o roteiro da festa dos pescadores, de acordo com Luizinho, essa seria a 12ª edição do evento. Mas como devido aos problemas do combate à pandemia e a obrigação de conter os recursos financeiros do município, a prefeitura decidiu não realizar o evento esse ano e para não quebrar a tradição e dar um motivo a mais de alegria para população, Luizinho Ferreira resolveu assumir o desafio de organizar a prova e foi ele quem buscou os patrocinadores.

“Essa será a primeira edição da competição com o nome do patrocinador master, a largada será dada na Praia de Pipa. No projeto inicial os planos é realizar a regata com 19 embarcações movidas a vela”, antecipou Luizinho, que não deseja realizar um evento muito grande logo em sua primeira edição.

Números
A premiação é de R$ 2.500 que será distribuído entre os três primeiros colocados da prova. Como resolveu assumir a organização do evento poucos dias antes da data da tradicional regata, não foi possível trabalhar melhor a prova, então Luizinho vai praticamente repetir a fórmula dos anos anteriores. Mas com o teste realizado nessa temporada, para o próximo ano ele promete um pouco mais de ousadia, com o objetivo de promover um evento ainda maior, sempre com vista a chamar a atenção dos turistas para o município.

“Senti que o pessoal tinha ficado triste com a desistência da prefeitura em promover essa festa, que passou a fazer parte do calendário da cidade, então resolvi tomar a frente de tudo para não deixar passar em branco esse ano. É sempre bom um município manter as suas tradições”, ressaltou Luizinho Ferreira.

Fonte: Tribuna do Norte
Foto: Magnus Nascimento