Com quatro pré-candidatos a presidente da República inscritos às prévias do PSDB, que ocorrerão em 21 de novembro, a tendência da maioria do partido no Rio Grande do Norte é de apoio ao governador de São Paulo, João Dória, que passou em campanha por Natal em 27 de agosto e terá como concorrentes o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o senador Tasso Jeireissati, do Ceará e o diplomata Arthur Virgílio Neto, que já foi senador e deputado federal e prefeito de Manaus (AM).

No PSDB potiguar, pelo menos 70% dos tucanos seguem a liderança do presidente da Executiva Estadual e da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, que já declarou apoio a João Dória. Outros 30% de prefeitos e vereadores, por exemplo, são ligados politicamente aos outros deputados estaduais do partido – Tomba Farias, Gustavo Carvalho e Raimundo Fernandes e José Dias, o qual já declarou que não acompanha Dória.

“Aqui no RN o PSDB é sem dúvida o partido que mais tem crescido nos últimos anos. Tudo fruto de muito trabalho e empenho de cada militante aqui presente. Temos mostrado que é possível fazer política do bem, apoiando amigos e contribuindo com o desenvolvimento dos nossos municípios”, diz o deputado Ezequiel Ferreira, que acrescentou: “A caminhada de João Doria pelo Nordeste começou no RN porque é aqui onde o PSDB é mais forte na região”.
Ezequiel Ferreira considera o governador paulista João Doria preparado para ser o candidato do PSDB a presidente em 2022, inclusive pela forma como vem enfrentando a pandemia de coronavírus em seu estado, inclusive ajudado o país com a produção de vacinas: “Depois da CoronaVac, Doria agora trabalha para viabilizar ainda neste ano a ButanVac, o primeiro imunizante a ser produzido quase inteiramente no Brasil”.

A despeito da crise, Ezequiel Ferreira também destaca o desempenho da economia de São Paulo, que “tem perspectiva do PIB crescer 7,1%, bem acim
a da expectativa nacional, que é de 5,3%”.

Ferreira ainda compara programas e ações de João Doria em São Paulo “Doria, que acorda todo dia muito cedo criou o Bolsa do Povo de SP e o Vale Gás, que oferecem um benefício de até 500 reais e auxílio de 100 reais para a compra do botijão aos mais pobres, enquanto acena ao mercado com a extinção de dez estatais e a concessão de aeroportos, parques e linhas de trem”, disse.

Com 31 prefeitos e 25 vice-prefeitos, além de 244 vereadores, o PSDB aparece, nas prévias, como maior colégio eleitoral do Nordeste e quarto maior do Brasil.

Também já declaram apoio a João Dória o vereador Kleber Fernandes e Aroldo Alves, o mais votado do PSDB na capital, A presidente da União dos Vereadores RN (UVERN), a vereadora mossoroense Larissa Rosado (Mulheres); vereador Geyson Barbosa (Juventude Tucana), vice-prefeita Riane Guedes (Diversidade) e Irmã Lila, única Índia que foi candidata a prefeita (Canguaretama), que representa o (Tucanafro) segmento de negros, pardos e índios, bem como os prefeitos de Parelhas e Caicó, Tiato Almeida e Doutor Tadeu.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, também é filiado ao PSDB. Ontem, a reportagem também contato para informar qual dos candidatos o prefeito apoia nas prévias do partido, mas não obteve resposta.

Campanhas internas estão lançadas
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, lançou ontem, em Brasília, sua campanha para as prévias presidenciais do PSDB pregando a construção de um modelo de pacificação política do País. Apesar disso, o governador gaúcho manteve suas críticas ao presidente Jair Bolsonaro e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lideram as pesquisas. No, dia anterior, foi a vez do governador de São Paulo, João Doria, lançar sua campanha nas prévias do PSDB. Ele prometeu manter o tom antipetista que tem caracterizado as disputas eleitorais nas quais venceu em São Paulo.

“Não sou candidato a mito ou a salvador da pátria. Sou candidato a liderar a enorme potencialidade deste País, com sua gente e suas inúmeras riquezas, para que ele volte a ser aquilo que todos nós, em nossos corações, sabemos que ele pode ser”, afirmou Leite na “Carta Aberta” durante evento em Brasília.
Para Leite, a má condução política feita pelo PT, “especialmente pelo ex-presidente Lula”, teria permitido espaço para que Bolsonaro ascendesse politicamente. “A verdade é que, na minha análise, Bolsonaro é também resultado de uma política feita pelo PT”, disse.

Na véspera, o governador de São Paulo, João Doria – que também concorre nas prévias – afirmou que seu tom de campanha será “predominantemente antipetista”.

Na disputa interna pela vaga do PSDB na corrida presidencial, Leite tem como principal adversário o governador João Doria. Outros dois candidatos inscritos nas prévias, o senador Tasso Jereissati, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio então participando mais com o objetivo de fomentar o debate interno do PSDB.

Para fortalecer o lançamento de sua candidatura, o governador gaúcho se apresentou acompanhado por representantes de alguns diretórios estaduais que o apoiam, como Minas Gerais, Bahia e Amapá, por exemplo. Estavam presentes, entre outros, o líder do PSDB na Câmara, Rodrigo de Castro (MG), e os deputados federais Adolfo Viana (BA), Luiz Carlos Gomes (AP), Lucas Redecker (RS) e Daniel Trzeciak (RS), além dos prefeitos Hildon Chaves (Porto Velho) e Paulo Serra (Santo André).

Fonte: Tribuna do Norte
Foto: João Gilberto/Assessoria da ALRN