Em agenda nesta sexta-feira (08), Fátima Bezerra também anunciou reforma da Escola Estadual Olímpia Teixeira em São Miguel do Gostoso.

O município de Touros está entre as cidades contempladas com unidade do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN), do Programa Nova Escola Potiguar (PNEP). Na tarde desta sexta-feira (08), a governadora Fátima Bezerra visitou o terreno de 10 mil metros quadrados disponibilizado pela prefeitura para construção do IERN que vai beneficiar toda a região do Mato Grande.

Com investimento de R$ 400 milhões, o maior de toda a história da educação pública do Estado, o PNEP prevê a construção de 12 IERNs, além de reformas e recuperação de escolas, investimentos em conectividade, formação continuada para docentes e ações para superação do analfabetismo.

Fátima Bezerra disse que os IERNs vão preparar homens e mulheres para o mercado de trabalho, pois os cursos ofertados serão de acordo com as potencialidades da região. “É uma alegria imensa termos a oportunidade de realizar um sonho, que é a escola técnica para Touros e região do Mato Grande. Esta escola vai se conectar ao futuro que já chegou, sobretudo porque o RN é líder de produção de energia eólica no Brasil e agora estamos assumindo novos projetos de eólica no mar, armazenamento de energia e hidrogênio verde. Aqui iremos preparar mão de obra para empregos que virão.”

Acompanhada do vice-governador Antenor Roberto, do subsecretário estadual da Educação, Marcos Lael, e do subsecretário estadual e coordenador executivo do PNEP, Pedro Lima, Fátima Bezerra destacou a representação da Câmara Municipal e a boa localização e acessibilidade do terreno.

Prefeito de Touros, Pedro Filho acrescentou: “conseguimos mostrar que a administração de Touros tem interesse pelo desenvolvimento da educação na nossa região. Esse terreno é próximo a tudo, não será preciso gastos com transporte escolar para alunos que moram na zona urbana da cidade. Estou feliz em estar entregando um terreno à altura do empreendimento que aqui será construído.”

Presente à visita, a senadora Zenaide Maia lembrou do patrono da educação no Brasil. “O que Paulo Freire queria mostrar é que as pessoas não eram pobres, mas empobrecidas por falta de condições oferecidas do poder público. Tem que ter vontade política. E estamos aqui com a professora Fátima Bezerra, demonstrando vontade política. Vamos sim educar nossos jovens!”

Também estavam presentes o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado; os prefeitos Neto Moura (Pureza), Márcio de Cici (Rio do Fogo) e Renato de Doquinha (São Miguel do Gostoso); além dos vereadores (de Touros) – Tiago de Zezinho (presidente da câmara), Lélis, Júnior da Emater, Neném de Santa Luzia, Ediene de Santa Luzia, Eudijan de Carnaubinhas e Fabinho de Perobas.

Escola estadual em São Miguel do Gostoso é incluída no PNEP
Sensibilizada com a solicitação da comunidade escolar e em consideração à relevância da Escola Estadual Olímpia Teixeira para o município de São Miguel do Gostoso, a governadora Fátima Bezerra afirmou que escola será reformada pelo Programa Nova Escola Potiguar. O anúncio foi feito pela governadora durante visita à instituição nesta sexta-feira (08). A unidade estadual integra a 5ª Direc (Ceará-mirim) e atende 496 alunos matriculados do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, nos moldes regular e noturno diferenciado.

A previsão é que as obras sejam iniciadas no começo de 2022. “Estive aqui recentemente e a professora Simone me falou do sonho da comunidade escolar, e da cidade como um todo, sobre a necessidade de uma reforma na escola. É com muita alegria que, no mês do professor e da professora, volto aqui para dizer que a Secretaria da Educação vai fazer uma grande obra nesta escola. De antemão, determino que a secretaria aja com celeridade e que sejam garantidas as aulas enquanto houver reforma, pois não podemos perder um só dia de aula presencial”, declarou Fátima Bezerra.

Diretora Olímpia Teixeira, Simone Fonseca Silveira pontuou a importância da inclusão da unidade no PNEP. “Minha satisfação é comparada à alegria de uma criança que volta à escola. Sou a mais antiga funcionária e por isso tenho vivenciado várias etapas desta instituição. Precisava ser hoje, no dia do nordestino e da nordestina, para que uma mulher professora, que conhece o chão desta escola, reconhecesse a necessidade de uma ampla reforma. Um ambiente melhor ajuda muito a educação.” Ela afirmou que em todo o período da pandemia, não faltaram recursos do Governo do Estado para merenda e material necessário à adequação quanto às normas de biossegurança.

Ex-aluno da Olímpia Teixeira, o prefeito Renato de Doquinha acrescentou: “Concluí aqui meu ensino médio e acredito que todo mundo aqui está muito feliz. Vamos oferecer um colégio de qualidade para nossos filhos, para os jovens do nosso município. Aproveito para agradecer as obras do sistema de abastecimento de água, que estão em curso, e o saneamento já concluído, como também aos veículos disponibilizados pelo governo para auxiliar na agricultura. Estamos de portas abertas para ajudar.”

Além dos já citados, também estavam presentes à visita à E. E. Olímpia Teixeira: deputada estadual Isolda Dantas; Procurador Geral do Estado, Luiz Antônio Marinho; secretária de Estado do Turismo, Ana Maria Costa; secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Iris de Oliveira; secretário de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Rural, Alexandre Lima; vice-prefeito de São Miguel do Gostoso, João Eudes, e o secretário municipal de Educação e Cultura, Franklin Albert Farias de Assis; vereador e presidente de Câmara Municipal de São Miguel do Gostoso, Azenato; gestores da escola – vice-diretora e coordenadores; diretor interino da 5º Direc, Walfredo José; diretora da 16ª Direc, Romeika Priscila; prefeito de Pureza, Neto Moura; diretora do Hospital Regional de João Câmara, Carol Assunção; vereadores e lideranças da região.

Fonte: Governo do RN/ASSECOM
Foto: Raiane Miranda