Pragmático, o ABC vai encarar o Caxias no primeiro dos dois duelos da fase de quartas de final com o objetivo de trazer um bom resultado para Natal. O treinador Moacir Júnior disse que a equipe vai manter a pegada apresentada nos outros confrontos do mata-mata, com a finalidade de deixar para definir o acesso e a classificação para semifinal, no Frasqueirão, onde a equipe se mostra quase imbatível. Então o torcedor que esteja se preparando para acompanhar a partida de hoje, às 17h30, no estádio Centenário, em Caxias do Sul-RS, não espere uma equipe voltada para o ataque, mas sim um time equilibrado, com forte marcação e buscando a maior objetividade possível no ataque.

“Semana diferente, aumentou o grau de exigência, teve a viagem antecipada que mexeu com a rotina a que estamos habituados, mas não mexe com a motivação desse grupo. Sabemos da responsabilidade que recai sobre essa equipe, mas estamos esperançosos de realizar um grande jogo em Caxias para corresponder e trazer a decisão aberta para o nosso campo”, destacou Moacir.

A disputa de partidas cada vez mais disputadas vem gerando problemas no elenco, o comandante alvinegro ressaltou que possui algumas preocupações para esse primeiro confronto diante da equipe gaúcha, mas evita o vazamento de qualquer notícia nesse sentido, como se estivesse protegendo um segredo de estado.

“Temos algumas preocupações na formação da equipe, mas ninguém vai saber de nada até a hora do jogo. Chegamos a uma fase em que se envolve muita coisa, não é querendo fazer mistério, mas apenas ocultar aquilo que o adversário pode ter de arma em relação a nossa equipe. A minha esperança é poder contar com o máximo de atletas à disposição e com o melhor que eles podem dar para o ABC”, disse.

A receita adotada pela comissão técnica em relação aos jogos fora de Natal, vem surtindo o efeito desejado. Tanto que o Alvinegro acabou a primeira fase na primeira colocação do grupo 3 e passou nos dois primeiros mata-matas e Moacir Júnior acredita que basta repetir a dose, para que a equipe consiga dar um grande passo na direção do acesso para a Série C.

“Podem esperar o que fizemos nos dois últimos jogos. Vamos atuar de uma forma destemida, cientes de que seremos pressionados ante um adversário que vai tentar de tudo para fazer a lição de casa. De nossa parte cabe lutar e caso não dê para evitar a derrota, que ela ocorra com uma diferença mínima de gols, deixando um bom espaço para uma resposta do ABC no próximo jogo. Também existe a possibilidade de a gente conseguir inverter isso tudo, podemos ter a oportunidade de matar essa disputa dentro da própria casa do adversário. Uma vitória lá deixaria nosso grupo com uma confiança muito grande para o jogo da volta. De minha parte me contento com um time cirúrgico, competitivo e letal. Assim iremos aumentar bastante a dificuldade para o nosso adversário”, salientou.

Uma situação muito clara que o comandante alvinegro possui na mente, é que ninguém pode desconfiar do potencial desse grupo abecedista, quando ele chegou se encontrava sob um pesado julgamento dos torcedores, que desconfiavam justamente da força dos atletas escolhidos para buscar os interesses do clube na temporada.

“Cheguei no clube num momento difícil e adverso, onde sofríamos o risco de sequer não ter um calendário decente para o próximo ano, mas conseguimos ser campeões do segundo turno, disputamos o título, caminhamos bem na Copa do Brasil. Isso mostra que quando chamado na responsabilidade, os nossos jogadores estão respondendo bem e agora é o momento de dar a resposta final. Chegou o momento de confirmar todas nossas pretensões e me mostro confiante, justamente, porque o elenco me passou isso durante a temporada”, ressaltou.

Apesar de o Caxias vir sofrendo bastante para avançar de fase desde a primeira fase da competição, pode modificar o estilo de jogo do ABC neste primeiro confronto, uma vez que o aproveitamento dos gaúchos como mandante não é dos melhores. Mas a comissão técnica do clube potiguar prefere acreditar que no momento atual da Série D, existe motivação de sobra e que o respeito terá de imperar dentro de campo.

“A irregularidade apresentada pelo adversário pode influenciar no modo de o ABC atuar neste domingo. Mas o fato de o Caxias estar nas quartas de final mostra que ele aprendeu com os seus erros, ele mostrou um crescimento de produção no momento decisivo e vem conseguindo avançar de fases. É uma equipe que sofre, mas vem em ascensão, o ABC também está em viés de alta, cresceu, vem mostrando um futebol melhor, vem se mostrando competitivo e o fato mais importante, é que os nossos atletas estão sabendo jogar essa competição. Eles possuem um grupo experiente, mas é aquela questão, o ABC respeita o seu adversário, porém, jamais irá teme-lo”, afirmou Moacir Júnior.

Caxias
A cobrança pelo acesso é grande dentro do representante gaúcho, que em quatro anos na Série D, está chegando pela terceira vez nessa fase decisiva e sempre acumulando insucessos. A cobrança é fato, mas não assusta o elenco, que possui vários atletas experientes. “Acredito que a pressão existe pelo fator do jogo. O Caxias faz tempo que bate na trave para subir, mas isso não vai interferir, porque nosso time é maduro. É procurar fazer um bom jogo e construir um bom resultado”, disse o volante Marlon.

O aproveitamento dos gaúchos que seguem vivos na competição durante a primeira fase, no estádio Centenário foi de 47% e o poder ofensivo também não é de assustar. Mas o Caxias venceu os primeiros jogos em casa na fase do mata-mata, contra Portuguesa e União Rondonópolis. A vitória no primeiro jogo é apontada como fundamental para a equipe deixar a fila pelo acesso.

“É muito importante construir um resultado no primeiro jogo. Mas sabemos que não se decide no primeiro jogo, porque o jogo da volta é tão importante quanto. É procurar manter o nível nos dois jogos. Nosso adversário é um time que ataca bastante. Sabemos do peso da camisa deles, é um time forte. Estudamos muito os jogos deles para tentar neutralizar esse melhor ataque da competição”, disse o meio-campista.

O zagueiro Thiago Sales que está na disputa da quarta temporada do Caxias na Série D e amargou bem a dor das eliminações nas temporadas de 2018 e 2019, agora quer ter um final feliz.

Fonte: Tribuna do Norte
Foto: Rennê Carvalho