Campanha do Greenpeace cita os incêndios no Pantanal e pede que sociedade pressione a União Europeia contra setor agropecuário que devasta florestas e ecossistemas. Organização também acusa Brasil de tentar modificar relatório da ONU sobre Mudanças Climáticas.

Uma campanha internacional do GreenPeace que usa a montagem de uma onça pintada em um frigorífico e cita o Brasil pede que as pessoas cobrem da presidente da Comissão da União Europeia, Ursula von der Leyen, medidas para evitar que empresas sabotem uma nova lei que evita que produtos ligados ao desmatamento sejam comercializados nos supermercados europeus.

“No ano passado, a indústria [agropecuária] faturou bilhões, enquanto ecossistemas inestimáveis como o Pantanal no Brasil perderam 17 milhões de animais de incêndios florestais em terras que haviam sido anexadas para abrir espaço para a produção de carne e ração”, diz trecho da campanha do Greenpeace.

A postagem é realizada a poucos dias da COP 26, a Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU).

Interferência do Brasil nas negociações sobre o clima
Nesta quinta-feira (21), o Greenpeace do Reino Unido publicou uma investigação em que mostra que o Brasil e outros países tentam interferir nas conclusões e recomendações do relatório da Organização das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, o IPCC.

A investigação, divulgada em reportagem da BBC, traz mensagens de funcionários do governo brasileiro e argentino pressionando os autores do IPCC para que removam ou atenuem as mensagens no relatório sobre a necessidade de reduzir o consumo de carne e laticínios para combater o aquecimento global.

“Não por acaso, esses países são intensos produtores e consumidores de carvão, petróleo, carne e ração animal, que estão diretamente ligados ao aquecimento do planeta”, diz nota do Greenpeace.

Fonte: G1
Foto: Greenpeace/Divulgação