A parceria por meio do Itep, possibilita que moradores de 96 municípios tenham acesso facilitado a emissão de identidades.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep/RN), vem buscando aumentar a capacidade de emissão de documentos de identidades e facilitar o acesso a esse serviço por parte da população do Rio Grande do Norte.

Desde fevereiro, após assinatura de um Termo de Cooperação, que o Itep/RN trabalha em parceria com a Federação das Câmaras Municipais do Estado do RN (Fecam/RN) para que a emissão de RGs chegue a um maior número de municípios potiguares.

Desde então, o Itep tem feito treinamentos com servidores de inúmeros municípios para que eles estejam capacitados para realizar a emissão de identidades, que acontece de acordo com a capacidade de cada Câmara Municipal. “É uma forma que encontramos para expandir esse serviço para que ele chegue com mais facilidade à população. Esse serviço acabava ficando concentrado apenas nas Centrais do Cidadão. Com a demanda reprimida por causa da pandemia, quando tivemos que fechar esses atendimentos por um período e retornar com capacidade reduzida, essa parceria veio em um bom momento”, destacou o diretor do Itep/RN, Marcos Brandão.

Com o acordo, as Câmaras Municipais que fazem parte da Fecam e aderirem ao Termo passarão a emitir os documentos de identidade para os seus munícipes após passarem pelo treinamento dado pelo Itep.

Atualmente, 96 Câmaras Municipais já estão fazendo identidades. Para saber se na sua cidade tem esse serviço, basta procurar a câmara do município. O município de Montanhas aderiu ao convênio entre ITEP/RN e FECAM em 2018, Ainda na gestão do então Presidente Josias Leandro (Guega), renovando posteriormente nas gestões do Presidente Edson Junior (Dinho de Geraldo) e Ronaldo Moreira (Ronaldo Pedro) e atualmente beneficia dezenas de cidadãos mensalmente.

Fonte: Governo do RN/ASSECOM
Foto: ITEP/RN