Para modernizar o serviço, ampliar e qualificar o acesso ao atendimento no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), o Governo do Estado investiu cerca de 320 mil reais na compra de um arco cirúrgico que chegou hoje (17) ao hospital.

O equipamento permite obter imagens cirúrgicas com alta qualidade e baixa radiação, melhorando a segurança para o paciente e agilizando o fluxo de trabalho.

“Buscando qualificar o serviço, estamos adotando um conjunto de medidas, como a ampliação do centro cirúrgico com 150 procedimentos a mais na linha de trauma-ortopedia, através de equipes credenciadas pela Sesap. E também trabalhando em conjunto com os municípios da região metropolitana além de Cosems, Conselho Estadual de Saúde, Cremern e Ministério Público Estadual no projeto de regulação da porta de entrada do hospital”, explicou Maura Sobreira, secretária adjunta de saúde.

De acordo com Maura, os pacientes que chegarem ao hospital a partir do mês de outubro deverão já ter passado por uma avaliação prévia nos serviços de origem. A regulação se dará através da Central de Acesso às Portas Hospitalares (CAPH).

O hospital Walfredo Gurgel é referência estadual na linha de trauma-ortopedia e cirurgia, possui 220 leitos e tem um papel importante na rede assistencial SUS no RN. Atende especialmente à demanda da Região Metropolitana, mas é referência para todo o estado.

Atualmente, a maior demanda do HMWG é advinda de munícipes de Natal e Região Metropolitana, e 26% das pessoas que procuram a unidade vêm diretamente de seus domicílios, sem terem passado por uma regulação prévia. “O hospital hoje recebe muita demanda espontânea de pacientes que não passaram por nenhuma avaliação inicial e já se dirigem diretamente ao hospital, gerando sobrecarga desnecessária. Diante disso entendemos que o caminho é a regulação da porta de entrada”, concluiu a secretária adjunta.

Fonte: Governo do RN/SESAP