A unidade conta com leitos de UTI geral e retaguarda para diversos serviços de urgência, mantendo a referência na saúde mental, com mais de 150 leitos em funcionamento

Referência histórica no Rio Grande do Norte para acolhimento de pacientes de saúde mental, o Hospital João Machado foi sendo modificado ao longo da pandemia, ampliando seus serviços e infraestrutura com novos leitos. Para consolidar a mudança de perfil da unidade inaugurada em 1957, na última sexta-feira (10) o Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizaram solenidade para rebatizá-la. Assim, deixa de ser Hospital Colônia Dr. João Machado e passa a ser o Hospital Geral Dr. João Machado, com leitos de UTI geral e retaguarda para diversos serviços de urgência, mantendo a referência na saúde mental, com mais de 150 leitos em funcionamento.

Na ocasião do descerramento da placa, a governadora Fátima Bezerra e seus auxiliares homenagearam os servidores do hospital, que durante a pandemia salvou mais de mil vidas de potiguares acometidos pela Covid-19. “Quero hoje dar um abraço muito especial aos servidores do Hospital Geral João Machado. Estamos aqui hoje para dizer aos profissionais de saúde da nossa imensa gratidão pelo que fizeram e seguem fazendo na linha de frente contra a Covid-19. O Governo reconhece e a sociedade precisa reconhecer”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

O hospital está revertendo dez leitos de enfermaria Covid e, em breve, abrirá mais 20 leitos, ampliando a capacidade de atendimento à população. Além disso, cinco leitos de UTI Covid, antes contratualizados, passarão a funcionar com recursos próprios do Governo.

A chefe do Executivo ainda destacou como o Hospital João Machado é um exemplo da estratégia acertada do Governo no enfrentamento à pandemia com os investimentos na rede pública de saúde. “Hoje vemos a importância de não ter aberto hospitais de campanha, mas de regionalizar a saúde. Reafirmo aqui que esses leitos do João Machado vieram para ficar a serviço da população do Rio Grande do Norte”, conclui ela.

Desde junho de 2020, o hospital atua fortemente no enfrentamento da pandemia, chegando a dispor de 70 leitos de UTI e 15 leitos de enfermaria, sendo uma das principais unidades da rede pública no esforço contra a Covid-19. “A transformação do João Machado em hospital geral não é apenas um anúncio. Estamos abrindo 20 leitos de UTI Geral e terão ainda novos leitos clínicos de retaguarda para a rede SUS de atenção vascular e diversas outras clínicas, sem perder a característica de atenção psicossocial. Para isso o Governo e a Sesap estão fazendo investimentos tanto em equipamentos como em pessoal. Em breve deveremos chegar a 200 leitos, tornando o João Machado o grande hospital geral de clínicas do SUS no estado”, disse o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.

“Hoje é um dia de dar um profundo agradecimento ao trabalho da equipe. Quantas vezes visitando as alas Covid eu percebia um gesto de carinho, de afeto que mudava tudo para o paciente. Que este momento de mudança do hospital represente não só um ato simbólico, mas seja um marco na história do João Machado”, complementou Leidiane Queiroz, diretora do hospital.

Em meio à solenidade, foram entregues aos servidores cartas de crianças com reconhecimento ao trabalho realizado. Também participaram do evento o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, e representantes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que atuam em um projeto parceiro do hospital.

Fonte: Governo do RN
Foto: ASSECOM