Cobertura vacinal do estado foi uma das maiores da região Nordeste neste primeiro momento.

O Rio Grande do Norte imunizou 928 animais contra a febre aftosa durante a primeira etapa da campanha de vacinação de 2021. O número representa 91,04% do rebanho do estado.

A cobertura vacinal do RN foi uma das maiores da região Nordeste nesta primeira etapa, iniciada em junho e prorrogada até o fim da primeira quinzena de julho devido à baixa adesão dos produtos em decorrência da pandemia da Covid-19.

De acordo com informações do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), a segunda etapa da campanha deste ano acontecerá durante o mês de novembro em todos os municípios do estado. Nesse segundo momento, a vacinação será obrigatória apenas para os animais de 0 a 24 meses.

A febre aftosa é uma doença causada por vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos dos animais, causando enorme perda na produção de leite e carnes.

Desde 2015 o RN se mantém entre os maiores índices do Nordeste com relação a imunização contra a doença. Isso traz mais segurança para os contratos de exportação já firmados e abre caminho para novos acordos. Além disso, a alta imunização fortalece o cenário do mercado local e gera novos empregos para o Estado.

Fonte: G1 RN
Foto: Divulgação/Idiarn