De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Agorasei, dentro do Painel RN 2021, 59,8% dos potiguares são contra uma intervenção militar no País. Aqueles que são favoráveis a uma interferência das Forças Armadas nos poderes constituídos somam 30,8%. Os entrevistados que não souberam responder ou sem opinião formada totalizam 9,4%. (Vale destacar: a pesquisa não tem fins eleitoreiros, nem mede intenções de votos).

Por gênero: opiniões iguais
O cruzamento dos resultados por gênero apontou que 60,3% os homens e 59,2% das mulheres são contrários à intervenção.

Por idade: os mais jovens têm o maior percentual do contra
Os entrevistados com idades de 16 a 24 anos são os mais contrários a uma interferência das Forças Armadas: 68,6%. Os mais idosos, de 60 anos acima, aparecem com o menor percentual: 46,7 de contra.

Por escolaridade: nível superior rejeita mais a intervenção
A pesquisa revela que as pessoas formadas ou cursando uma faculdade são 71,3% contrárias à intervenção militar, enquanto aqueles que se declaram analfabetos totalizam apenas 42,1%.

Por ocupação: estudantes e empresários com percentuais bem diferentes
Enquanto os entrevistados, que se declaram estudantes, somam 80% contra a intervenção militar, apenas 46,3% dos donos de negócios afirmam ser contrários.

Por religião: católicos e evangélicos empatam
O cruzamento dos dados mostra que católicos e evangélicos têm a mesma rejeição ao intervencionismo militar: exatos 58,5% são contra. Já aqueles que se declaram ateus o percentual do contra vai a 66,7%

Por regiões: mesorregião Oeste tem menor rejeição à intervenção
Enquanto os moradores das mesorregiões Agreste, Leste e Central oscilam dos 62% aos 66% contra a intervenção militar, na Oeste, que vai de Mossoró a Pau dos Ferros, cai para 52,6%.

Sobre a pesquisa
O Painel RN 2021 ouviu 800 pessoas, de 16 anos acima, em todas as 19 microrregiões e 52 municípios do Rio Grande do Norte. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3.4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. O trabalho foi realizado na primeira quinzena de agosto deste ano.

Fonte e imagem: Blog do BG