Na tarde desta terça-feira (21), aconteceu na sede da Escola Estadual Carlos Gomes, uma importante reunião para a educação e a cultura do município de Montanhas/RN. Com a presença do Governo do Estado, do Governo Municipal e da comunidade escolar foi iniciado o diálogo para a construção de um novo Carlos Gomes.

A reunião foi aberta pela diretora da Escola, Prof Simony Venceslau, em saudação e homenagem a Prof Bezinha. A Prof Josuelma Barbosa, segunda oradora, também fez referência a Prof Bezinha.

O debate foi aberto, sob a coordenação do Prof Toinho (PT), vice prefeito, sobre o futuro da Escola Carlos Gomes. Diante das situações de precariedades apresentadas pela comunidade escolar, constatou-se a real necessidade da construção de um novo prédio escolar mais moderno, aconchegante e em um local adequando para o desenvolvimento ensino-aprendizagem.

Após questionado, o Prefeito Manuel Gustavo (PSB) assegurou que a Prefeitura de Montanhas tem condições de adquirir e doar um terreno, como contrapartida, para a construção da nova escola.

O Diretor da 3ª DIREC, Prof Marcelo Assis, afirma a necessidade e viabilidade construção. Segundo ele, o município tem 1.162 alunos matriculados na rede estadual (Carlos Gomes e Ocila Bezerril). E com a construção do novo prédio teremos melhores condições de abrigar confortavelmente os estudantes.

O Prof Toinho, vice prefeito, afirmou que está 100% dedicado ao projeto e que irá em busca de apoios com o prefeito Manuel Gustavo junto a deputados e senadores para que o projeto chegue ao governo do estado e seja executado com êxito para o bem do povo de Montanhas.

Ao final da reunião, foi escolhido e aprovado um grupo de trabalho composto por membros do executivo e legislativo municipal, comunidade escolar e o Presidente da Fundação José Augusto Crispiniano Neto. Será solicitada audiência com a governadora Fátima Bezerra (PT) para apresentação do pleito.

Estiveram presentes no evento o prefeito Manuel Gustavo, o vice prefeito Prof Toinho, o presidente da Fundação José Augusto Crispiniano Neto e assessoria, o Diretor da 3ª DIREC Prof Marcelo Assis, o ver Eduardo Paz (PT), a diretora da Escola Carlos Gomes Prof Simony Venceslau, o vice diretor Prof Juca Santos, o secretario municipal de Segurança e Ordem Pública Marcel Pimentel, a secretária municipal de Desenvolvimento Social Socorro Adelino, o militante político Aldemir Lemos e representantes da comunidade escolar.

Casa de Cultura
A construção da nova Escola traz a necessidade de uma nova utilização para o prédio que acomoda a escola hoje. O prédio que tem mais de 80 anos, situado no centro da cidade é um dos mais antigos de Montanhas e ainda preserva as características originais da fachada. Levando em consideração também o espaço interno disponível a comunidade chegou a conclusão que nele poderia ser implantada uma Casa de Cultura Popular. Salientando também a ausência de um espaço cultural na cidade.

Outras ideias de utilização também foram debatidas, mas essa é a que ganha mais força e agrada os representantes da comunidade escolar.

O prefeito e o presidente da Fundação José Augusto debateram algumas situações que seriam necessárias para implantação da Casa de Cultura, mas ficou definido que esse ponto será debatido mais amplamente após ser assegurada a construção do novo prédio para a escola em questão.

No final da reunião, o presidente da Fundação, Crispiniano Neto, após questionado pelo vice prefeito, afirmou que o Estado está a disposição do município para que sejam parceiros na área cultural, oferecendo de forma imediata oficinas de música, teatro e demais modalidades de arte, que poderão ser implantadas no município de Montanhas independente da criação da Casa de Cultura.