Perto do acesso, ABC vive campanha bem superior em relação a última participação na Série D. Equipe comandada pelo técnico Moacir Júnior tem aproveitamento com mais de 10% melhor que em 2020.

Após eliminar a equipe do 4 de Julho-PI e se classificar para as quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, o ABC se prepara para o confronto decisivo contra o Caxias valendo o acesso para a Série C. Essa é apenas a segunda vez que o Mais Querido disputa o torneio em sua história.

Em 2020, o time até então comandado pelo treinador Francisco Diá também terminou a primeira fase na liderança do grupo. Com 26 pontos em 14 jogos, bem parecido com a campanha do técnico Moacir Júnior, que fez 28 pontos nos mesmos 14 jogos. Contudo, na temporada passada o ABC foi eliminado pelo Globo FC na segunda fase após um placar agregado de 3 a 2.

O time de Francisco Diá realizou 16 jogos e terminou a Série D com um aproveitamento de 56,2%, com 27 gols marcados e nove sofridos. Já com o Moacir, o time realizou 18 jogos, com 37 gols pró e 17 contra. Somando um aproveitamento de 66,6%, o segundo maior entre todas as equipes do torneio nacional que restaram na competição.

Neste domingo (10), Caxias e ABC se enfrentam pela partida de ida, que está marcada para às 17h30 (Horário de Brasília), no estádio Centenário. A volta ocorre no dia 17, também no domingo, às 17h30 (Horário de Brasília), no Frasqueirão, casa do time potiguar.

América
No América os números também são bons. O Alvirrubro está com 59,25% de aproveitamento na competição. Em 18 partidas disputadas pelos comandados de Renatinhjo Potiguar, foram nove vitórias, cinco empates e quatro derrotas.

A equipe americana entra em campo amanhã, na Arena das Dunas, diante do Campinense/PB. O clube paraibano foi adversário dos potiguares na primeira fase da competição e conseguiu um empate em Natal e uma vitória em Campina Grande. “Sabemos do retrospecto, respeitamos o adversário e conhecemos sua força. Mas esse momento é diferente e estamos trabalhando para sairmos de campo classificados”, comentou Renatinho.

O treinador observou uma ascensão do time na fase mata-mata. Ainda na parte inicial da competição, o América obteve a terceira colocação no Grupo A3, com 22 pontos conquistados. Já no mata-mata foi um empate e uma vitória contra o Itabaiana/SE e duas vitórias para cima do Moto Club. Nessa fase, é do clube potiguar a melhor campanha entre os oito que brigam por quatro vagas na Série C do Campeonato Brasileiro do próximo ano.

Ingressos
A mobilização de Alvirrubros e Alvinegros continua grande. A torcida do América intensificou a busca por ingressos e já não há mais vagas no Setor Sul da Arena das Dunas. A expectativa dos dirigentes é que os cerca de 9 mil ingressos sejam vendidos antes mesmo do sábado, data da partida contra o Campinense.

No Alvinegro, segundo Cláudio Porpino, assessor da presidência abecedista, a evolução do número de associados permite prevê que o jogo do próximo domingo (17), no Frasqueirão, diante do Caxias/RS, terá apenas a presença de sócios e seus “convidados” (cada sócio pode comprar mais um ingresso por R$ 10 arquibancada ou R$ 30 cadeiras). “Será um case de sucesso em todo o Brasil”, comentou Porpino em entrevista ao programa Tribuna Esporte, na última quinta-feira (7), na rádio Jovem Pan News Natal.

Fonte: Tribuna do Norte
Fotos: CANINDÉ PEREIRA/ALEX REGIS