Tempo, essa palavra terá um peso extra no duelo entre América x Campinense, que inicia hoje, às 17h30, na Arena das Dunas, o confronto de 180 minutos para saber qual deles irá obter o acesso para Série C e continuar na luta pelo título da Série C. No lado dos paraibanos pesa fracassos acumulados nos últimos dez anos, já no lado potiguar o peso atinge a metade desse tempo, mas as duas torcidas estão contando os segundos para ver o fim desse pesadelo. Esse será um tempero a mais no reencontro entre esses dois tradicionais adversários nordestinos.

Com público liberado e os preços mais em conta para o bolso do consumidor, a expectativa é que pelo menos 9 mil torcedores estejam presentes nas arquibancadas, para prestigiar o espetáculo. O comandante americano acredita que uma boa presença de público, independente da cobrança que irá ocorrer se a equipe não estiver correspondendo, não irá gerar nenhum grau de ansiedade a mais nos atletas.

“Ansiedade vai existir com ou sem público, são dois jogos bem importantes e que costumam marcar a história de um clube. Isso eu venho deixando bem claro para os nossos atletas, venho fazendo questão de deixar claro que esse é o momento em todos terão a oportunidade de fazer história com a camisa alvirrubra. Acredito que com o fator torcida, teremos um apoio importante dos nossos torcedores, queremos que eles compareçam para apoiar esse grupo, que vem correspondendo. Aposto que será realizada uma festa muito bonita na Arena das Dunas hoje e tenho esperança que que a gente consiga corresponder dentro de campo”, destacou.

Luís Henrique, cotado para vaga aberta com a baixa de Weslley Smith, suspenso devido a punição com o terceiro cartão amarelo, está animado com o bom rendimento que o representante potiguar está apresentando e aposta alto, em relação a confiança que possui no grupo.

“A meta é jogar com inteligência, trabalhamos forte durante a semana para realizar uma grande partida neste sábado, na Arena das Dunas, onde poderemos contar com o apoio do nosso torcedor, considerado fundamental nesse momento decisivo. Nosso objetivo é conquistar dois bons resultados e assegurar o acesso”, revelou Luís Henrique, autor de dois gols na vitória sobre o Moto Club, no Maranhão.

Experiente e sabendo bem o que os americanos irão encontrar pela frente, diante de um adversário que o clube potiguar não consegue derrotar desde a temporada passada, Renatinho procurou recuperar bem o seu grupo, uma vez que as quartas de final é apontado por muitos, o pior confronto de toda fase de mata-mata da Série D.

“Estamos necessitando recuperar alguns atletas, que nessa fase de mata-mata chegam aos seus limites devido aos desgastes que sofrem nas partidas. Durante a semana tivemos a oportunidade de definir bem a melhor estratégia para essa partida, pois a nossa meta é realizar uma partida bem equilibrada, temos alguns pequenos problemas clínicos e, por isso mesmo, vou esperar até o momento final para definir nossa equipe”, disse Renatinho.

O histórico dos confrontos recentes, ligeiramente favorável ao Rubro-Negro, com três empates e uma vitória, de acordo com o comandante alvirrubro não deve ser levado em consideração neste momento, por se tratar de uma circunstância completamente diferente dos encontros anteriores, onde a responsabilidade de cada peça dentro de campo aumenta.

“São duas equipes grandes em seus estados e acredito que aquele que errar menos nesses confrontos e apresentar mais qualidade no momento das definições, além de um nível bom de concentração e qualidade, certamente deixará os 180 minutos classificados. Espero que o nosso clube possa estar bem nessas duas partidas para que possamos ter a oportunidade de conquistar esse objetivo tão almejado” , destacou.

Escalado para falar sobre a expectativa do Campinense, nem os paraibanos se apegam ao histórico favorável frente aos potiguares. O volante Serginho Paulista, que espera ter uma boa sequência de partidas nessa fase decisiva, acredita que não há como balizar os dois momentos. O atleta aponta que se trata de um jogo muito valioso para os clubes.

“Eles mudaram bastante. Aquele jogo no turno de ida da fase de grupos, que nós ganhamos de 3 a 0, não corresponde em nada ao que será encontrado hoje. Agora é estudar bastante a equipe deles, principalmente nesta reta final de mata-mata, fazer jogo duro e estar pronto para tudo. Neste jogo teremos duas camisas de peso, temos que estar bastante focados, pois representa muito, então acredito que será definido mesmo no detalhe”, salientou Serginho.
Se depender de animação e confiança, vai ser difícil tirar uma dessas vagas para a Série C do América. O treinador americano está animado com o crescimento demonstrado pelos jogadores, elogiando bastante o grupo mais experiente, que assumiu o papel de moderador da equipe.

“Desde minha chegada, com a equipe completa, nós sofremos apenas a derrota para o ABC. Diante do Central jogamos com um time completamente modificado. Na fase final, equipes que possuem jogadores mais cascudos tendem a crescer nessa reta final, eles assumem bem as responsabilidades de um mata-mata e vem mostrando que na hora que o América necessitou, os atletas responderam de forma muito positiva. Isso se trata de um ponto importante no mata-mata e o registro de crescimento na atual fase é uma sinalização muito positiva. Isso nos dá confiança nessa batalha pelo acesso”, reforçou.

Por sua vez, Ranielle Ribeiro acredita num jogo muito pegado, como costumam ser as grandes decisões, onde ninguém quer errar para evitar de ser surpreendido e só quer atacar na boa.

“Será um jogo de detalhes, e jogos de detalhes são definidos por alguma manobra para surpreender o adversário, seja numa jogada no um contra um ou aproveitando algum desequilíbrio individual do adversário. É uma tônica muito semelhante à que encontramos nos clássicos locais. Ninguém vai querer errar, sabendo do potencial da equipe adversária e que qualquer deslize poderá colocar o trabalho de um ano inteiro em xeque”, destacou Ranielle.

Fonte: Tribuna do Norte
Foto: ALEX REGIS