Em reunião para discutir propostas que serão levadas à COP26, Fátima destaca protagonismo do RN na produção de energias limpas e compromisso com a sustentabilidade.

Reunidos virtualmente nesta quinta-feira (14), representantes de 17 estados brasileiros ratificaram a proposta de criação do Consórcio Interestadual sobre o Clima, batizado de Consórcio Brasil Verde, uma resposta dos governadores à política ambiental do presidente Jair Bolsonaro que tem como foco o incentivo às iniciativas que geram menor impacto ambiental e o estímulo à produção de energias renováveis.

Por aclamação, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, foi eleito presidente do consórcio e será o representante do grupo na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP26, que será realizada em Glasgow, na Escócia, na primeira quinzena de novembro. As discussões sobre política ambiental do Brasil Verde levarão em conta os seis tipos de biomas terrestres – Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa, cabendo aos estados da área geográfica de cada bioma eleger seus coordenadores.

Convidada para participar de uma mesa redonda na COP26 sobre questões de gênero, pobreza e transição energética, a governadora Fátima Bezerra elogiou a iniciativa, destacando que o Governo do RN tem dedicado atenção especial ao tema da sustentabilidade. “Estamos tratando de uma das pautas mais contemporâneas e importantes do ponto de vista civilizatório. Temos a compreensão de que o combate à desigualdade social e à pobreza passa pela busca de um modelo de desenvolvimento sustentável em sintonia e harmonia com a defesa do meio ambiente.”

Fátima lembrou o protagonismo reconhecidamente importante do Rio Grande do Norte na área das energias renováveis. “Não é à toa que lideramos o ranking nacional de produção de energia eólica e estamos nos preparando para assumir posições de vanguarda, tanto em projetos de energia eólica offshore (no mar), como na produção do combustível do futuro, o hidrogênio verde.”

O vice-governador Antenor Roberto, que participou da reunião ao lado da governadora Fátima Bezerra, destacou a importância da criação do Consórcio Brasil Verde. “Neste momento em que o governo federal vira as costas para a humanidade, na medida em que age com agressividade contra o meio ambiente, os governadores vão dizer ao mundo que no Brasil existe outro tipo de governante, que abraça a pauta verde, que defende desenvolvimento com sustentabilidade.”

Participaram da reunião, entre outros, os governadores João Dória (SP), Carlos Moisés (SC), Ronaldo Caiado (GO), Flávio Dino (MA), Waldez Góes (AP) e Wellington Dias (PI), atual presidente do Consórcio Nordeste. Além de Antenor Roberto, acompanharam a governadora Fátima o procurador geral do Estado, Luiz Antônio Marinho, e o diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema/RN), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Leonlene de Sousa Aguiar.

Fonte: Governo do RN/ASSECOM
Foto: Raiane Miranda