Na última sexta-feira (15), a governadora Fátima Bezerra visitou loja que abriga as peças de 10 artesãos selecionados pelo Proarte.

A Mostra de Brinquedos Populares, montada especialmente no mês de outubro na loja 160 do shopping Midway, em Natal, valoriza o artesanato potiguar, abre um novo mercado para os profissionais envolvidos e ainda resgata o charme das brincadeiras de antigamente. Todas as peças expostas estão à venda e foram confeccionadas por 10 artesãos e artesãs selecionados pelo Programa do Artesanato do Rio Grande do Norte (Proarte), ligado à Secretaria de Estado da Habitação, do Trabalho e da Assistência Social (Sethas). A exposição é realizada através de parceria com o Sebrae-RN e o Instituto Riachuelo.

Em visita à loja na noite da última sexta-feira (15), a governadora Fátima Bezerra, acompanhada da subsecretária do trabalho, Josiane Bezerra, afirmou que “voltou no tempo em que era criança em Nova Palmeira”, referindo-se ao seu lugar de origem, na Paraíba. Ela elogiou a iniciativa que, além de promover o artesanato potiguar, tem o sentido de resgatar e manter viva a memória e a tradição dos brinquedos infantis, “especialmente do nosso Nordeste”, enfatizou. Devido à procura, a exposição montada para homenagear as crianças foi prorrogada para o final do mês de outubro (iria encerrar no dia 17/10).

A mostra é composta por peças bem diversificadas, confeccionadas nas mais variadas tipologias, tais como casas de madeira, bonecas de pano, fantoches, bichinhos de crochê, carrinhos de madeira e jogos educativos. Todos os brinquedos foram feitos por Carla Baeta, Regia Andrade, André Barbosa, Maria de Lurdes Teixeira, Ledalícia Monis Sodré, Ana Maria Aurélio, Valdir da Silva, Cleber Albertoj Silva de Souza, Joelma Rocha da Costa e John Pontes Gomes. No momento da venda, o valor é remetido diretamente na conta de cada participante.

A visita foi acompanhada pela curadora do festival de brinquedos populares, Graça Leal, coordenadora do Proarte. Ela destacou que a mostra promove aos visitantes uma viagem no tempo. “Preservar os brinquedos populares e manter viva a alma infantil, é a resistência simbólica e cultural que passamos de geração a geração no mundo inteiro, mudando apenas a nomenclatura mas que acima de tudo, nos faz reverberar na alma as nossas humanidades infantis pela vida afora”.

A iniciativa está possibilitando a venda direta do artesanato ao público consumidor, em um centro comercial bastante frequentado pela população natalense e também por turistas, como frisou o consultor técnico do Sebrae-RN, João Hélio. “O objetivo desta Mostra de Brinquedos Populares é manter viva a memória e a tradição das brincadeiras infantis, preservando assim a identidade nordestina, além de gerar renda para os artesãos”, disse. A ação é coordenada pelo setor de Economia Criativa do Sebrae-RN.

Fonte: Governo do RN/ASSECOM
Foto: Ayanne Gomes/Raiane Miranda