Com a construção da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), a cidade passará a ser 100% saneada.

A governadora Fátima Bezerra lançou nesta segunda-feira (18) o processo de licitação para a conclusão do sistema de esgotamento sanitário de Parelhas, município de 21.611 habitantes, localizado na microrregião Seridó Oriental.

“Saneamento é saúde. É também cuidar do meio ambiente e dar qualidade de vida ao nosso povo. Vamos concluir uma obra iniciada há muitos anos, mas nunca concluída”, declarou a governadora.

A cidade conta atualmente com 94% de cobertura de esgotamento sanitário (Dados do SNIS) e passará para 100% com a construção da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE). O novo Marco Legal determina que as cidades tenham pelo menos um total de 90% de saneamento.

O projeto do saneamento conta com redes coletoras, 1.800 ligações, emissários, três Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O prazo para conclusão é de dois anos, após o início das obras.

Conforme preconiza a Lei 13.303/2016, a divulgação do valor do investimento deve ocorrer após a homologação da licitação. Os recursos para realização das obras são da Caern.

Participaram do evento os secretários Gustavo Coelho (SIN), Alexandre Lima (Sedraf), Jaime Calado (SEDEC), Guilherme Saldanha (SEAP), João Maria Cavalcanti (Semarh), Laíssa Costa (subsecretária do GAC), representando a Caern, José Guilherme, diretor da Cehab, Antônio Miguel, diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, diretor-geral da Emater, César Oliveira, representante do senador Jean-Paul Prates, Lucas Fagundes, a deputada federal Natália Bonavides, o deputado estadual Francisco do PT.

Também estiveram presentes Jailda Oliveira e Lucinara Maria, diretora e vice-diretora da Escola Estadual Maria Terceira, local onde ocorreu a agenda na manhã desta segunda-feira, 18; o presidente da Cooperativa Agropecuária do Seridó, Venâncio Souza; representando a Federação dos Trabalhadores Rurais (Fetarn), Assis de Acari; o prefeito de Parelhas, Tiago Almeida, acompanhado do vice-prefeito Humberto Gondim; o prefeito de Currais Novos, Odon Junior, acompanhado da vice-prefeita Ana Albuquerque; o prefeito de Equador, professor Cletson Rivaldo de Oliveira; o presidente da Câmara Municipal de Parelhas.

Além dos já citados, estiveram presentes representando a Câmara Municipal de Parelhas os vereadores Alyson Wagner, Tom, João Grandão, Galega de Ulissinho, Ildécio, Felizberto e Messias Medeiros. A Câmara Municipal de Santana do Seridó foi representada pelos vereadores Flávio Azevedo e Bruno Augusto. Os vereadores professor Jorian e Matson representaram a Câmara Municipal de Currais Novos. Pela Câmara Municipal de Equador, estiveram presentes os vereadores Berg, professor Mariano, Junior de Zé Geraldo e Fábio Bulcão. O vereador Jarbas Silva representou a Câmara Municipal de Jardim do Seridó.

Fonte: Governo do RN/ASSECOM
Foto: Raiane Miranda/Sandro Menezes