Local atende às exigências ambientais e sanitárias para fornecer carne de qualidade à população de Florânia e municípios vizinhos.

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte inaugurou, na manhã desta terça-feira (19), o abatedouro público de Florânia, que terá capacidade para abater até 30 animais por dia. A obra teve a intermediação da Emater-RN, através de contrato de repasse junto ao governo federal, e foi concluída neste ano de 2021.

A solenidade que marcou a entrega do equipamento teve a participação da governadora Fátima Bezerra, do secretário titular da Sedraf, Alexandre Lima, do diretor-geral da Emater-RN, César Oliveira, além do prefeito de Florânia, Saint Clay Alcântara Silva de Medeiros, “Galo”, e outras autoridades.

“Isso é saúde, é qualidade de vida. O abatedouro garante toda a segurança do ponto de vista sanitário para que a carne possa ser recepcionada de forma adequada para a alimentação das pessoas. É um governo voltado para garantir a qualidade de vida à nossa população”, declarou a governadora Fátima Bezerra.

Entre construção do prédio e instalação dos equipamentos, foram investidos R$ 1.786,113,64, de recursos federais e contrapartida do Governo do Estado. Além da entrega da estrutura, oficialmente denominada Unidade de Processamento de Carnes “Janúncio Evangelista de Araújo”, a solenidade teve a assinatura do termo de cessão do abatedouro à prefeitura de Florânia, que ficará responsável por seu gerenciamento. O executivo municipal realizou a obra de pavimentação do entorno do abatedouro.

O local atende a todas as exigências ambientais e sanitárias para fornecer carne de qualidade à população de Florânia e aos municípios vizinhos. Com a unidade, os criadores oriundos da agricultura familiar terão condições de padronizar seus produtos, se organizarem por meio de associações ou cooperativas e de terem acesso a formas de comercialização, seja nos mercados privados ou institucionais, agregando valor ao produto final.

“Essa é uma entrega importante do governo da professora Fátima, da Emater e da Sedraf, à prefeitura de Florânia: um equipamento moderno, que vai dar dinâmica e segurança sanitária para o abate de bovinos do município e, também, de toda a região. É um equipamento que estava em processo de conclusão há mais 14 anos, desde o governo Lula. Enfim, é uma entrega importante que vai contribuir para que toda a população do Seridó possa ter acesso a uma carne saudável e que siga os parâmetros técnicos de inspeção sanitária”, reforçou o secretário Alexandre Lima.

Segundo o diretor-geral da Emater, César Oliveira, a inauguração do abatedouro público de Florânia é um momento histórico para o município e para parte importante da população do Seridó.

“Esse equipamento atinge quatro grandes objetivos: saúde pública, aspecto ambiental, realização de negócios para criadores e geração de trabalho. É fundamental ter um equipamento como esse, que se enquadra em todos os requisitos técnicos exigidos pelo Ministério da Agricultura e pelo Idiarn para o abate de animais com segurança”.

O prefeito de Florânia, Saint Clay “Galo”, agradeceu o empenho da Emater e do Governo do Estado pela entrega, de fato, do abatedouro municipal. “Esse equipamento vai trazer inúmeros benefícios à população floraniense, que ficará sabendo de onde vem a carne consumida no dia-a-dia, como também vai gerar emprego e renda para o nosso município. Vamos também poder disponibilizar o abatedouro para regiões vizinhas”.

O projeto de Unidades Didáticas de Processamento de Carnes, conduzido pela Emater-RN, inclui a construção e instalação de 11 abatedouros públicos. Além de Florânia, estão finalizados os abatedouros de Acari, Angicos, Baraúna, Ceará-Mirim. Estão em construção os abatedouros de Nova Cruz, Santa Cruz, Pau dos Ferros, Pedro Avelino, São José do Seridó e Vera Cruz. Estima-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas serão beneficiadas diretamente com a instalação dos abatedouros, representando 40% da população do estado, principalmente no semiárido.

Fonte: Governo do RN/EMATER
Foto: Sandro Menezes