Iniciativa do Estado fortalece segurança na região do Seridó que já recebeu mais de R$ 6,2 milhões em equipamentos para o setor.

A agenda administrativa da governadora Fátima Bezerra por municípios da região Seridó foi marcada pela entrega de mais um importante equipamento para a segurança pública do Rio Grande do Norte. Nesta terça-feira (19), a chefe do Executivo potiguar tornou oficial a criação do 13° Batalhão de Polícia Militar, unidade localizada na cidade de Currais Novos.

Com efetivo de aproximadamente 400 policiais militares, todos relocados de unidades já existentes na região, o novo batalhão fica na Av. Teotônio Freire, no Centro da cidade, onde foi realizado o ato de assinatura que institucionalizou a nova unidade. O 13° BPM contará com três subunidades de companhias, a 1ª Companhia Militar de Currais Novos, a 2ª Companhia Militar de Parelhas, que funcionava anteriormente como pelotão, e a 3ª Companhia Militar de Lagoa Nova, que antes era um destacamento.

Em Lagoa Nova, um novo prédio será entregue após reforma estrutural, que dará melhores condições de trabalho aos agentes da segurança pública da região.

“Este é um dia muito inspirador. Nada é mais gratificante do que colhermos o fruto do nosso trabalho. O 13° BPM é mais um passo que estamos dando para fortalecer a segurança pública da região. E tudo isso graças a muito trabalho. Muitos idealizaram, mas não conseguiram realizar. Nós conseguimos realizar”, comemorou a governadora Fátima Bezerra, que esteve acompanhada do vice-governador Antenor Roberto.

Em razão das mudanças organizacionais, o 13º BPM — que começa a operar em substituição à 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIPM) — será comandado por dois oficiais de carreira nos cargos de comandante e subcomandante do batalhão, e dará cobertura a uma área de 12 cidades: Currais Novos, Acari, Bodó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Equador, Florânia, Lagoa Nova, Parelhas, Santana do Seridó, São Vicente e Tenente Laurentino Cruz. Assumem como comandante o coronel Moacir Galdino, e o subcomandante, major Chaves.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), coronel Francisco Araújo, o novo batalhão reforça a segurança na região. “Estruturamos a criação do 13º Batalhão para que ele possa trabalhar de forma bastante operacional, integrado com as subunidades, com capacidade para atender as demandas da região. É um passo fundamental para a melhoria da segurança pública no Seridó potiguar”, disse.

“Estamos atendendo os anseios e o desejo de mais de uma década da população de Currais Novos. Este novo batalhão significa o crescimento do policiamento da área, uma melhor gestão, melhor distribuição do efetivo e uma melhor captação de recursos para melhor equipar o próprio batalhão”, destacou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo.

Investimentos
Desde o início da atual gestão, o governo do Rio Grande do Norte entregou mais de R$ 6,2 milhões em equipamentos para fortalecer a segurança pública na região do Seridó. Foram 24 viaturas para a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Itep, além de armas, coletes balísticos, equipamentos tecnológicos e também de proteção individual, e unidades de mobília para as estruturas.

Além dos já citados, estiveram presentes ao ato: o deputado estadual Francisco do PT, representando a Assembleia Legislativa; a deputada federal Nathalia Bonavides; o secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho; o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro; o secretário adjunto da Sesed, delegado Osmir Monte; o subcomandante-geral da PM, coronel Zacarias Mendonça; o prefeito de Currais Novos, Odon Júnior.

Fonte: Governo do RN/ASSECOM
Foto: Raiane Miranda