O Comitê Científico do Rio Grande do Norte vai se reunir na próxima segunda-feira (6) e deve discutir sobre a suspensão do uso de máscara em ambientes abertos. Hoje (29) a Secretaria Estadual de Saúde informou que o estado potiguar atingiu a marca de 90% da população adulta vacinada com a primeira dose contra a covid-19.

Nas semanas anteriores, o Laboratório de Inovação de Tecnologia em Saúde (LAIS) já havia recomendado a desobrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos quando o Rio Grande do Norte alcançasse 80% da população adulta imunizada.

Esse percentual já foi ultrapassado e agora essa questão deve ser analisada pelo Comitê Científico Estadual. Provavelmente um dos critérios de análise, além da imunização, será a descoberta da variante Ômicron, que ainda não registra nenhum caso confirmado no Brasil, no entanto, neste domingo (28), um brasileiro que passou pela África do Sul e desembarcou em Guarulhos (SP) testou positivo para covid-19 e o Instituto Adolfo Lutz está realizando o sequenciamento genético para identificar se a infecção é com a nova cepa do vírus.

Em relação a imunização do público geral, que inclui os adolescentes acima de 12 anos, o percentual no estado potiguar também é alto e se aproxima de 90%, com mais de 2 milhões e 600 mil pessoas que tomaram a primeira dose, informou a Sesap.

Fonte: Blog do BG/96 FM Natal
Foto: José Aldenir