Declaração do deputado Ubaldo Fernandes deixa brecha, podendo sinalizar que ele pretende continuar apoiando a governadora Fátima Bezerra (PT).

As filiações do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) ao Partido Liberal (PL) parecem que não repercutiram bem entre os parlamentares que pertencem à sigla e atuam no Rio Grande do Norte. A reportagem do Agora RN tentou, durante parte da manhã e até as 17h30 desta terça 30, ouvir a opinião de vereadores e deputados liberais, uns evitaram comentar o assunto, já outros falaram de forma genérica, dando a entender que não querem se comprometer.

O deputado estadual Ubaldo Fernandes, presidente do diretório municipal de Natal, espera que o partido priorize a autonomia de seus correligionários. “Indiscutivelmente é um momento importante pro PL, mas vários fatores devem ser considerados. Defendemos o fortalecimento da legenda – não apenas a nível nacional – mas também e principalmente nos níveis regionais. No RN, o PL vem escrevendo uma história de sucesso sob o comando do deputado federal João Maia. E espero que continue assim priorizando o melhor pro cenário local e com liberdade e autonomia aos seus correligionários, ainda mais diante da proximidade das eleições 2022”, declarou Ubaldo Fernandes.

A declaração do deputado Ubaldo Fernandes deixa brecha, podendo sinalizar que ele pretende continuar apoiando a governadora Fátima Bezerra (PT), mesmo que o seu partido, em reunião da executiva estadual realizada no último dia 17, tenha definido que o PL não deve apoiar o PT ou qualquer partido de esquerda.

O deputado Kléber Rodrigues disse que prefere que o deputado federal João Maia, presidente estadual da legenda, se pronuncie pelo partido. Já o deputado estadual George Soares informou, através de sua assessoria, que não iria se pronunciar sobre o assunto. Com relação aos vereadores, a reportagem não conseguiu falar com o vereador natalense Herberth Sena, e a vereadora Ana Paula já havia informado à nossa reportagem, no último dia 19, que havia deixado a sigla.

Procurado pelo Agora RN, o deputado federal João Maia não se pronunciou. No Rio Grande do Norte, o PL tem 17.327 filiados e conta com 20 prefeitos, um deputado federal, três deputados estaduais e 182 vereadores, um na capital.

“Filiação de Bolsonaro ao PL confirma que ele é oportunista”, diz Natália Bonavides

A deputada federal Natália Bonavides (PT) evidenciou o caráter oportunista do presidente, o PL é o nono partido da carreira política de Bolsonaro. A petista ainda destacou que a chegada de Bolsonaro ao PL não gera impacto no Estado. “A filiação de Bolsonaro ao PL comprova seu caráter: é um político oportunista. O governo de Fátima lidera uma aliança no RN que está retirando o estado do buraco no qual os aliados de Bolsonaro ajudaram a cavar. Os deputados estaduais do PL estão na base do governo da professora Fátima. Então, é o caso de aguardar a decisão do diretório estadual do PL. A filiação de Bolsonaro a um partido que está em nossa base de apoio no estado, não tem nenhum impacto no compromisso que a professora Fátima tem com o povo do Rio Grande do Norte”, declarou.

O Psol usou as suas redes sociais para criticar a escolha de Bolsonaro, lembrando que o presidente está na contramão de seu discurso durante a campanha de 2018. “Quem se elegeu “contra tudo o que está aí” hoje se filia ao PL, um dos partidos que mais representam o sistema corrupto operado há décadas pelo “Centrão”. Nunca nos enganou. De fato, Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto se merecem. Que sejam varridos do mapa nas eleições de 2022”.

Fonte: Agora RN
Foto: José Aldenir