Evento fez parte da programação do Governo do Estado nos 16 Dias de Ativismo e debateu políticas públicas no enfrentamento à violência de gênero.

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria Estadual das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh), realizou, na tarde desta segunda-feira (29), o Seminário “16 Dias de Ativismo – RN na luta pelo fim da violência contra as mulheres”. O evento, realizado na Escola de Governo, no Centro Administrativo, em Natal, abordou os diversos tipos de violência de gênero – na política, no ambiente doméstico e familiar, contra mulheres negras, LBTIs, entre outras – e as estratégias de enfrentamento.

Na ocasião, Fátima Bezerra, única mulher a governar um estado no país atualmente, destacou os esforços do Governo na área. “Queremos que as mulheres vivam com direitos, com cidadania. É uma pauta que fala de civilidade, de liberdade. E é com esse sentimento que a gente tem claro o quanto nós estamos sendo convocadas. Porque a agenda que se coloca hoje para o Brasil é decisiva”, conclamou a governadora durante o seminário que contou com a presença da ex-candidata à presidência da República, Manuela D’Ávila e a participação de plateia formada por profissionais da rede de atenção à mulher, representantes do Governo, parlamentares, gestores públicos, militantes dos movimentos sociais e entidades estudantis.

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres constituem uma campanha internacional, que começa no dia 25 de novembro – Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a mobilização começa antes, no dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra. O objetivo é articular sociedade e Poder Público, conscientizando a população sobre os diferentes tipos de violência praticadas contra meninas e mulheres em todo o mundo.

“A violência contra uma de nós é a violência contra o que representa a perspectiva de todas nós ocuparmos os espaços de poder. A gente se reúne nos 16 Dias de Ativismo para debater e para denunciar, mas queremos que a nossa luta vire política pública. E o Rio Grande do Norte é hoje um dos únicos estados a ter um espaço destinado a refletir e transformar a vida das mulheres”, disse Manuela D’Ávila se referindo à Semjidh, pasta criada na atual gestão.

Titular da Semjidh, Júlia Arruda fez um balanço das ações do Governo do Estado no combate à violência contra as mulheres. Iniciativas como a reativação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Caicó e o anúncio recente de mais sete novas DEAMs, que deverão ser instaladas em Assu, Ceará-Mirim, Macaíba, Macau, Nova Cruz, Pau dos Ferros e São Gonçalo do Amarante.

“E outras ações no sentido de organizar, articular e preparar os diversos órgãos para atuarem em rede, de forma intersetorial. Esse é o papel da nossa secretaria, e o compromisso da Semjidh, deste Governo e de todos os órgãos que o compõem no sentido de desconstruir a cultura machista que está na raiz da violência de gênero, estimular as denúncias, aparelhar os organismos de segurança, romper o ciclo de violência e salvar a vida das mulheres”, destacou a secretária.

O seminário contou ainda com a participação da deputada federal Natália Bonavides; da deputada estadual Isolda Dantas; das vereadoras de Natal, Brisa Bracchi e Divaneide Basílio; dos vereadores, também da capital, Pedro Górki e Robério Paulino; da promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher Vítima da Violência Doméstica e Familiar (NAMVID), Érica Canuto; e da vereadora de Carnaúba dos Dantas, Thabatta Pimenta.

Também participaram: a subsecretária de Políticas para as Mulheres da Semjidh, Wanessa Fialho; a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Giselma Omilê; a coordenadora da Diversidade Sexual e de Gênero, Janaína Lima; a subcoordenadora de Articulação Social da Subsecretaria da Juventude, Patrícia Santiago; e diversas representantes de órgãos, partidos, movimentos sociais e estudantis.

Fonte: Governo do RN/ASSECOM
Foto: Raiane Miranda/Sandro Menezes