Estão definidos os 20 participantes da Série C do Campeonato Brasileiro em 2022. Neste final de semana, Remo-PA e Vitória-BA não conseguiram evitar o descenso para a terceira divisão e se unem aos outros 18 clubes, entre eles o ABC-RN, que disputarão o acesso à Série B para a edição 2023.

O Alvinegro obteve o acesso ao bater o Caxias por 3×0 pela partida de volta das quartas-de-final do certame. O clube potiguar voltará à Série C após duas temporadas, de onde foi rebaixado em 2019.

Competição
Para 2022, a competição terá início encurtado para o dia 10 de abril e a grande decisão no dia 1º de outubro. As 20 equipes tradicionalmente se dividem obedecendo o que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) chama de “direcionamento geográfico”. No entanto, a edição do próximo ano possui uma particularidade: dos 20 participantes, nove são do Nordeste e três da região Norte, regiões que estariam, em condições normais, no mesmo grupo da primeira fase.

Com o “excesso” confirmado, deverá ser feito um remanejamento semelhante ao ocorrido em 2021. Na edição atual, a maioria era de clubes das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, o que levou Volta Redonda-RJ e Tombense-MG, ambos da região Sudeste, a jogarem no Grupo A, com adversários do Nordeste e Norte do país.

Possibilidades
Apesar de não confirmadas, as possibilidades buscam “reduzir as distâncias” mesmo com clubes de outras regiões já na primeira fase do certame. A mais provável, seria a única equipe do Centro-Oeste, a Aparecidense-GO, se juntar aos nove clube do Nordeste no Grupo A, com Remo-PA, Paysandu-PA e Manaus-MA, representantes do Norte do país, fazendo parte do Grupo B, ficando assim:

Grupo A: Aparecidense-GO, ABC-RN, Altos-PI, Atlético-CE, Botafogo/PB, Campinense-PB, Confiança-SE, Ferroviário-CE, Floresta-CE e Vitória-BA.

Grupo B: Brasil de Pelotas-RS, Botafogo-SP, Figueirense-SC, Manaus-MA, Mirassol-SP, Paysandu-PA, Remo-PA, São José-RS, Volta Redonda-RJ, Ypiranga-RS

Duas outras hipóteses seriam a manutenção dos clubes do Norte no Grupo A, com cinco clubes do Nordeste disputando o Grupo B (primeira possibilidade), ou sortear as chaves, algo que não ocorreu desde que a terceira divisão passou a ser disputada em dois grupos de 10.

Formato
Os 20 clubes foram divididos em dois grupos, com dez times cada. Na Primeira Fase, as equipes se enfrentam dentro do próprio grupo em turno e returno. Ao fim das 18 rodadas, os quatro melhores de cada chave se classificam para dois quadrangulares. Os times se enfrentam dentro de seus grupos em ida e volta. Os dois melhores colocados de cada chave conquistam o acesso para a Série B em 2022 e os líderes avançam para a disputa da Final, também em ida e volta.

Fonte: Tribuno do Norte
Foto: CBF