Ano passado, quando o Palmeiras foi campeão da Libertadores e garantiu vaga no Mundial de Clubes, o potiguar Gabriel Veron estava pronto para jogar a competição. No entanto, de última hora acabou cortado por contusão. Em 2022, no entanto, o atacante espera poder mostrar seu talento.

Tentando brilhar e cavar de volta uma vaga no time titular, no entanto, ele acabou sendo expulso no meio da semana em jogo da Série A do Campeonato Brasileiro. Mas, antes disso, brilhou na vitória do Palmeiras, por 3 a 1, sobre o Cuiabá, nesta terça-feira, pelo Campeonato Brasileiro. O jovem atacante fez um golaço já nos acréscimos e fechou o placar na Arena Pantanal. O problema é que, após o gol, o jogador tirou a camisa, levou o segundo cartão amarelo e acabou expulso de campo.

Com as férias dadas aos principais jogadores do elenco palmeirense depois da conquista do tri da Copa Libertadores, os jovens terão a oportunidade de atuar e mostrar serviço nas últimas duas rodadas do Brasileirão. Suspenso, Veron não estará em campo diante do Athletico-PR, na próxima segunda-feira. Pelas redes sociais, o jogador, de forma bem humorada, lamentou a expulsão e pediu a compreensão dos torcedores.

“Eu esqueci que já tinha cartão amarelo. Sou burro ou vocês entendem?”, perguntou o atacante de 19 anos. A maioria das respostas dos torcedores do Palmeiras foi positiva e gerou mais de 12 mil curtidas. Uma das mensagens mais frequentes é: “Você é tri da América, pode tudo”.

Considerado o principal destaque da atual geração de crias da base palmeirense, Gabriel Veron não alcançou na equipe principal o mesmo êxito de companheiros como Danilo, Patrick de Paula, Wesley e Gabriel Menino. As frequentes lesões afastaram o jogador do mais alto nível e deixaram o atleta frequentemente no banco de reservas do Palmeiras.

No entanto, o atacante foi decisivo em um dos principais jogos da temporada. No jogo de volta das semifinais da Copa Libertadores, diante do Atlético-MG, Veron foi sacado do banco de reservas pelo técnico Abel Ferreira e ingressou na partida com a missão de dar profundidade ao ataque do Palmeiras, que, naquele instante, perdia o confronto no Mineirão por 1 a 0. O jovem fez o que o treinador pediu, chegou à linha de fundo e deu assistência para Dudu balançar as redes, empatar o duelo e garantir a vaga do time alviverde na final da Libertadores.

História
Na temporada de 2020, a melhor do jovem talento até o momento, Gabriel Veron somou 34 jogos, com oito gols marcados, quatro assistências e 439 passes certos, segundo dados do site oficial do Palmeiras.

Veron já chegou a ser o atleta mais valioso do Brasileirão na temporada 2020, de acordo com o site especializado Transfermarkt. Atualmente, o jovem está avaliado em 25 milhões de euros (em torno de R$ 159,6 milhões, na cotação atual). Desde o início do ano, o palmeirense também foi o profissional que mais se valorizou no período, com crescimento de 257,1%, ainda segundo o Transfermarkt.

“Destaque” é uma palavra que Veron adicionou ao seu vocabulário desde que se transferiu do Santa Cruz/RN para o clube paulista. Ainda na categoria de base, acumulou títulos pelo Palmeiras e pela Seleção, onde, em 2019, foi eleito melhor jogador do Mundial Sub-17, competição vencida pelo Brasil dentro de casa. Logo na estreia pelo profissional, desafio no Maracanã contra o Fluminense.

Na segunda peleja, dois gols e uma assistência na goleada contra o Goiás. Em 2020 passou a ser mais utilizado por Luxemburgo e foi recolocado em campo após tempo afastado por lesão muscular. O desafio era contra o RB Bragantino, e o retorno não poderia ter sido melhor. Com um gol e uma assistência, o atacante foi determinante para a virada do Palmeiras sobre o Red Bull Bragantino, sobre o rival estadual em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.

Veron é um exemplo claro de que os clubes potiguares necessitam olhar com mais carinho para região do Vale do Açu, região do Rio Grande do Norte que há muito vem revelando bons valores para o futebol local. Foi da cidade de Itajá, com uma população estimada em 5.500 habitantes que surgiram nomes como Gilson Lopes, Souza, Bebeto, Sinha e Zé Ivaldo, todos com grandes serviços prestados aos clubes da capital.

CALENDÁRIO DO MUNDIAL
3 DE FEVEREIRO
13h30 – Al Jazira x Auckland City
Mohammed bin Zayed Stadium

5 DE FEVEREIRO
13h30 – Monterrey x Al Ahly
Al Nahyan Stadium

6 DE FEVEREIRO
13h30 – Al Hilal x Al Jazira ou Auckland City
Mohammed bin Zayed Stadium

8 DE FEVEREIRO
13h30 – Palmeiras x Monterrey ou Al Ahly
Al Nahyan Stadium

9 DE FEVEREIRO
10h30 – Disputa do 5º lugar
Al Nahyan Stadium

13h30 – Chelsea x Al Hilal, Auckland City ou Al Jazira
Mohammed bin Zayed Stadium

12 DE FEVEREIRO
10h – Disputa do 3º lugar
Al Nahyan Stadium Final

13h30 – Final – Mohammed bin Zayed Stadium

Fonte: Tribuna do Norte
Foto: César Greco/Palmeiras