Ministro de Bolsonaro deve comparecer à Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle do Senado Federal para esclarecimentos sobre recursos.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL), vai comparecer à Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), nesta terça-feira 7, para dar explicações sobre o chamado Orçamento secreto do governo Jair Bolsonaro (PL). A informação foi confirmada por meio de sua assessoria de comunicação ao Agora RN.

“Ele não é responsável pelo orçamento secreto”, declarou a assessoria de comunicação do ministro Rogério Marinho, que adiantou, “ele irá comparecer na CTFC, mas não fará declarações (à imprensa) antes da convocação. Rogério vai falar na comissão e não vai ficar em silêncio”.

A nossa equipe procurou nesta segunda-feira 6, conversar com o ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), para saber mais detalhes sobre essa convocação, mas fomos informados de que, “o ministro não vai antecipar declaração e que só falará na comissão”.

O senador Styvenson Valentim (Podemos), autor do convite para que o ministro de Bolsonaro explique na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor, esclareceu que a ida de Marinho à Comissão se deve a um, “possível direcionamento de emenda de relator (aquelas que não precisam de transparência e tanto falamos aqui), no valor de R$ 1,4 milhão”. Ainda de acordo com o senador, “o recurso teria sido direcionado para a obra de um mirante turístico a 300 metros de uma propriedade do ministro, em Monte das Gameleiras RN”, declarou.

Os membros da Comissão querem que o ministro Rogério Marinho esclareça o direcionamento da verba para financiamento da construção do mirante turístico a poucos metros de onde possui um imóvel, no Monte das Gameleiras, no interior do Rio Grande do Norte. O objetivo é identificar se houve exercício do cargo público para que o ministro fosse beneficiado.

A informação consta em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo sobre a distribuição de R$ 88 milhões para aquisição de tratores e caminhões em 39 municípios do Rio Grande do Norte, por meio de recursos oriundos de emendas do relator-geral do Orçamento, alocados no Ministério do Desenvolvimento Regional (Codevasf) e distribuídos, segundo a matéria, por meio de uma Planilha interna do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Segundo reportagem do jornal ‘O Globo’, a Divisão da Polícia Federal, que investiga autoridades com foro privilegiado, o SINQ, trocou seis de seus oito delegados nos últimos quatro meses, depois de uma sequência de disputas internas em torno do destino dos inquéritos que envolvem o Orçamento secreto e o ministro Rogério Marinho.

Delegados ouvidos pela equipe do ‘O Globo’ relataram que os primeiros alertas de irregularidades na aplicação do dinheiro das emendas de relator começaram a chegar para o setor no final de maio.

Fonte: Agora RN
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil