Escravidão no Rio Grande do Norte: a objetividade dá nome a livro lançado pela Editora da UFRN (EDUFRN), que conta com a organização de duas professoras do Departamento de História da universidade federal, Juliana Teixeira Souza e Margarida Maria Dias de Oliveira.

O livro é uma das primeiras produções da editora de propostas didáticas para o ensino de História, sendo realizada tanto por professores como por alunos do curso na UFRN. A realização do projeto procura trazer debates sobre o ensino de história e de cultura afrodescendente, tendo como fundamento referencial a pesquisa histórica.

A publicação conta com sete propostas de sequências e recursos didáticos, incluindo textos sobre o ensino-aprendizagem da história da escravidão negra no Rio Grande do Norte, cuja abordagem foca na população, trabalho e formas de resistência à servidão forçada.

Mão na massa
O processo de produção de Escravidão no Rio Grande do Norte foi baseado na bibliografia acerca da escravidão no Brasil Império. Também serviram de referência textos legais sobre políticas públicas educacionais relacionadas ao combate à desigualdade racial e de gênero no ambiente de ensino.

A obra está disponível gratuitamente para download no Repositório Institucional da Universidade e é voltada para o ensino básico em História.

Fonte: Tribuna do Norte
Foto: Reprodução