O ministro das Comunicações, Fábio Faria, participou de uma audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal nessa quarta-feira (8), para tratar do leilão das redes de telefonia móvel de quinta geração (5G).

A convocação de Fábio ocorreu após requerimento do Senador Jean Paul (PT-RN), e a sessão teve clima de respeito e tom ponderado, ao contrário do que se viu no verdadeiro embate ocorrido entre o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o senador Styvenson Valentim sobre o orçamento secreto na terça-feira.

No caso de Fábio Faria, a audiência pública foi sugerida pelos senadores Rodrigo Cunha (PSDB-AL), presidente da CCT, e pelo Senador Jean Paul, que deve apresentar um relatório sobre a implantação das redes 5G como política pública fiscalizada neste ano pela comissão. Jean Paul questionou o ministro sobre punições impostas às empresas de telefonia que eventualmente descumpram as obrigações previstas no edital do leilão.

Segundo Fábio Faria, a implementação do 5G “é muito mais fácil” de fiscalizar. De acordo com o ministro, como o funcionamento das redes depende da instalação dos cabos de fibra ótica, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem como saber in loco se o serviço foi ou não prestado pela operadora.

Fonte: Blog do BG
Foto: Edilson Rodrigues / Senado | Marcello Casal Jr / Agência Brasil