Prefeito da capital potiguar presidiu debate tucano sobre protagonismo feminino na política, afastando rumores de possível saída do PSDB para ida ao PL.

Contrariando informações de que estaria de saída do PSDB para se filiar ao PL, novo partido do presidente Jair Bolsonaro, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, presidiu uma reunião do diretório do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em Natal, promovida na manhã desta sexta-feira 10 no auditório do PraiaMar Hotel, em Ponta Negra. O seminário debateu o “Protagonismo das Mulheres no cenário político atual”. O evento foi organizado pelo PSDB Mulher na capital potiguar e contou com uma palestra da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB/RO), que falou sobre a sua trajetória política e a importância da participação feminina na política. O deputado federal Pedro Vilela (PSDB/AL) e os vereadores de Natal pelo PSDB, Chagas Catarino e Kleber Fernandes também prestigiaram o evento.

Recentemente, o jornal Valor Econômico publicou que o prefeito da capital potiguar, que ingressou no PSDB pelas mãos do ministro Rogério Marinho, estava sendo cortejado pela direção do PL para seguir os passos do aliado que filiou-se na legenda junto com o presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista a uma emissora de rádio, no último dia 6, Álvaro Dias confirmou o convite para se filiar ao PL e disse que iria avaliar.

No debate desta sexta, Álvaro Dias falou sobre a necessidade das mulheres ocuparem cada vez mais espaços no cenário político nacional, já que elas são a maioria da população, mas essa superioridade numérica na sociedade ainda não está sendo refletida na representação em cargos públicos.

“Precisamos quebrar essas resistências, vencer esse pensamento arcaico, retrógrado e machista de que as mulheres não podem ocupar espaços na política. Em Natal, a nossa gestão tem grandes profissionais femininas, ocupando cargos-chave, relevantes e vamos continuar trabalhando para ter paridade e igualdade entre homens e mulheres na administração pública Municipal”, destacou.

Ainda dentro das ações da Prefeitura do Natal em favor das mulheres, Álvaro lembrou da implementação da Patrulha Maria da Penha, iniciativa que tem contribuído para proteger e salvar a vida de muitas mulheres na cidade. “A Patrulha Maria da Penha é hoje uma das principais iniciativas em defesa das mulheres de Natal. Estamos conseguindo resultados bem positivos, chegando a ficar mais de um ano sem registrar feminicídios no Município. Não vamos tolerar que diariamente, só por serem mulheres, as natalenses sejam violentadas, abusadas e agredidas. Seguiremos priorizando e valorizando essa política pública eficaz de combate e prevenção à violência contra as mulheres”, garantiu o prefeito.

O presidente do PSDB Natal saudou e agradeceu a deputada Mariana Carvalho pela presença, destacando que ela é uma parlamentar atuante, um exemplo e referência não só para as mulheres, mas para todos que gostam e acompanham a política. “Para nós, é motivo de orgulho e satisfação recebê-la. Acompanho sua trajetória desde o início, quando foi eleita vereadora com apenas 21 anos e depois como deputada federal. Você sempre se mostrou vocacionada e tem prestado serviços relevantes ao seu Estado e ao país com seus projetos e proposições. Sua atuação parlamentar motiva e inspira cada vez mais mulheres a se engajarem e lutarem em busca de mais espaços no cenário político nacional. Siga sendo esse farol de resistência, combate e luta em defesa dos direitos das mulheres”, finalizou.

Mariana Carvalho ficou muito feliz com o convite recebido e disse estar lisonjeada em compartilhar suas experiências na política com as natalenses. A deputada falou sobre o início da sua trajetória em Rondônia, sendo eleita vereadora aos 21 anos, candidata a prefeita da capital Porto Velho e posteriormente como deputada federal. Ela comentou sobre as dificuldades vividas quando resolveu disputar as suas primeiras eleições, ressaltando que muitos a desencorajaram e não acreditaram no seu êxito.

“Além da juventude, o fato de ser mulher gerou muita desconfiança em relação a mim. Sofri muito preconceito também, mas acreditei sempre no meu potencial e na minha capacidade. Enfrentei nomes tradicionais da política do meu Estado e saí vitoriosa depois de muito trabalho e empenho. Até hoje sofro ataques e ouço manifestações machistas, mas esse tipo de atitude só me dá mais motivação e vontade de lutar para modificar essa realidade enfrentada, sobretudo por nós, mulheres”, contou a deputada.

Ao final da sua palestra, Mariana agradeceu ao prefeito Álvaro Dias pela oportunidade de participar do evento, parabenizou-o pelas suas ações à frente do Executivo Municipal e deixou uma mensagem de coragem e força para as mulheres. ” Ao longo da minha vida, fui muito desencorajada, chamada de louca e ouvi que não teria condições de chegar onde cheguei. Fui vereadora e estou no meu segundo mandato como deputada federal. Os desafios estão postos para serem superados. Não vamos nos intimidar, nem deixar ninguém dizer que não temos capacidade. Não são as mulheres que precisam da política, mas sim a política que precisa das mulheres. Ver esse auditório lotado me deixou muito feliz e cheia de esperança. Temos aqui muitas mulheres com suas trajetórias e particularidades e quero dizer a todas vocês que somos capazes e podemos estar onde a gente quiser. Lutem, resistam e ocupem seus espaços”, estimulou.

O seminário do PSDB Natal contou ainda com painéis sobre contabilidade e prestação de contas e sobre as mulheres e o domínio das redes sociais.

Fonte: Agora RN