Sistema nacional sofreu ataque hacker e parou de funcionar nesta sexta-feira (10). Quem tomou vacina no RN pode baixar documento no sistema RN Mais Vacina.

O aplicativo do ConecteSUS deixou de apresentar vacinas e saiu do ar na madrugada desta sexta-feira (10). O site que apresenta informações sobre as campanhas de imunização e a página do Ministério da Saúde sofreram um ataque hacker.

Sem essa opção para conseguir baixar o comprovante de vacinação contra Covid-19, exigido por vários estados e municípios por causa do passaporte vacinal, as pessoas imunizadas contra a doença no Rio Grande do Norte podem recorrer ao sistema RN Mais Vacina.

A ferramenta foi desenvolvida durante a pandemia pelo Laboratório de Inovação em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Lais/UFRN) e usado pelo governo e municípios potiguares na administração e aplicação das doses dos imunizantes.

Veja abaixo o passo a passo para baixar o comprovante de vacinação.

Saiba como acessar

  • O sistema pode ser acessado pelo site https://maisvacina.saude.rn.gov.br/cidadao/
  • Após clicar no link, o usuário deverá selecionar a campanha da Covid-19
  • Na página seguinte, você deve clicar em cidadão
  • O próximo passo é preencher o CPF e a senha cadastrada no ,momento da vacinação
  • Em caso de esquecimento da senha, você pode clicar em “esqueci a senha” e receber um link para redefinição no seu e-mail.
  • Na sua área de perfil, basta clicar em “certificado de vacinação” e escolher o idioma (Português, Inglês ou Espanhol) para receber seu certificado.

Ataque Hacker
Os relatos de usuários que não conseguiram acessar a plataforma nacional começaram a surgir pouco após um ataque hacker aos sites do Ministério da Saúde e do ConecteSUS. Nas duas páginas, os invasores escreveram que o portal sofreu um “ransomware” e que “50 TB de dados foram copiados e excluídos”.

Pouco antes das 7h, a mensagem não era mais exibida nos sites, mas eles continuavam inacessíveis.

Ransomware é um tipo de vírus que sequestra o conteúdo do computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, o que dificulta rastrear o criminoso.

Este tipo de “vírus sequestrador” age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenha mais acesso.

Grupo assume ataque
O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque cibernético ao deixar a mensagem “nos contate caso queiram o retorno dos dados” nas páginas dos sites que saíram do ar.

Antes do fim da madrugada, a mensagem ficou intermitente até sumir dos dois portais.

Anvisa já foi alvo de hackers
Em setembro, um dos sites da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também sofreu um ataque cibernético. Os hackers trocaram o conteúdo por uma bandeira da Argentina e uma mensagem. O site alvo da ação é o dedicado ao preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante (DSV), um documento obrigatório para todos os turistas vindos do exterior que desejam entrar no Brasil por via aérea.

Fonte: G1 RN
Foto: Reprodução