Por meio do Proarte da Sethas, profissionais selecionados e convidados participam das grandes feiras do segmento no Estado e no Brasil.

O Governo do Estado já beneficiou este ano, direta e indiretamente, a participação de mais de dois mil artesãos do Rio Grande do Norte em feiras e eventos do artesanato, seja como selecionados por edital público ou convidados. A comercialização das peças produzidas para as feiras totalizou R$ 290.188,50 até agora para esses profissionais.

O Governo do Estado, por meio do Programa Estadual do Artesanato (Proarte) da Sethas, selecionou por meio de edital público, 9 artesãos e três entidades do segmento que vão participar, de 10 a 19 de dezembro, da 21ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) em Olinda, Pernambuco.

A subcoordenadora do Proarte, Graça Leal, explica que a participação do Rio Grande do Norte na 21ª Fenearte é de grande importância para a divulgação do artesanato potiguar porque esta é uma feira em que todos os estados do país estão presentes, além de vários países.

“O RN, como sempre, leva para a Fenearte, suas tipologias que contribuem para que a Feira seja o grande espaço de exposição que é, cuidadosamente preparado para receber um público que há muito sonhava em voltar a fazer suas compras de forma presencial”, destaca Graça Leal.

Em 2021, a Sethas/Proarte proporcionou a participação de artesãos nas principais feitas do Estado e do país, como a Fiart, a Femptur, a Brasil Mostra Brasil, Festa do Boi, 14º Salão do Artesanato – Raízes Brasileira de Brasília, 32ª Feira Nacional do Artesanato de Belo Horizonte (MG), e agora, a 21ª Fenearte, além da Mostra de Brinquedos Populares no Midway Mall.

Estão em curso a II Mostra de Brinquedos Populares, no Partage Norte Shopping, de 02 a 30 de dezembro, e a 1ª Feira do Artesanato do CCAB Sul, de 09 a 23 de dezembro.

Redescobertas
No Governo Fátima Bezerra, a gestão da Sethas com o Proarte, está redescobrindo o artesanato do interior do Estado. A equipe do Programa faz visitas por ateliês pouco conhecidos do grande público com o intuito fortalecer o trabalho de artesãs e artesãs dos recônditos potiguares. Além de ampliar a profissionalização do segmento com a realização de palestras sobre a Base Conceitual do Artesanato Brasileiro.

As palestras são um passo fundamental para que os profissionais possam obter a Carteira Nacional do Artesão, que no RN é expedida pelo Proarte. Esse documento é que possibilita aos artesãos participarem de feiras e outros eventos nacionais e internacionais do artesanato.

Fonte: Governo do RN/SETHAS
Foto: Reprodução Internet