A Paróquia de São João Batista, na cidade de Montanhas, apresentou hoje, na Missa de encerramento dos festejos de Santa Luzia, o projeto inicial para a construção do Santuário de Santa Luzia, na comunidade do Ingá.

A construção da imagem de Santa Luzia e a transformação da Capela de Santa Luzia em Santuário é um sonho antigo da comunidade do Ingá, que fica a certa de 7km da sede do município de Montanhas, no Agreste potiguar. A mesma deu um passo muito importante nesta segunda-feira (13), dia da Santa dos Olhos.

O projeto foi apresentado pelo jovem Miguel Duarte e é assinado por seu tio e artista plástico, Dhuart, natural de Montanhas, radicado em São Paulo/SP. A apresentação do projeto alegrou e emocionou os devotos de Santa Luzia e promete trazer ainda mais fé ao povo da comunidade.

Turismo Religioso
O Santuário de Santa Luzia irá inserir Montanhas e a comunidade do Ingá no roteiro do turismo religioso do Agreste Potiguar. Com uma imagem de Santa Luzia de cerca de 10 mts de altura (entre base e imagem) o município contará com mais um atrativo a região que já conta com a Capela dos Mártires de Cunhaú em Canguaretama, Ruínas de Santa Rita e Cristo de Carnaúba em Pedro Velho.

Economia
Com a Inserção no roteiro do turísmo religioso o projeto promete aquecer a economia do município de Montanhas e da região do Ingá, abrangendo comunidades como o São Miguel em Montanhas e diversas outras comunidades do município de Jacaraú, que compartilham da devoção a Santa Luzia do Ingá.

Obras Complementares
A Prefeitura de Montanhas, através do prefeito Eng Manuel Gustavo, já anunciou a população a construção do calçamento na comunidade do ingá, também anunciou a reforma da praça da comunidade e a construção de estacionamentos nas imediações da Capela de Santa Luzia, tudo isso no intuito de fortalecer ainda mais a qualidade de vida da população e aquecer a economia local.

Vice-Prefeito
O vice-prefeito Professor Toinho solicitou ao deputado estadual Francisco do PT emenda de cerca de 80 mil reais para a construção do Terminal Turístico de Santa Luzia, local que acolherá os romeiros devotos e turistas, com estrutura de estacionamento para ônibus, banheiros, lanchonetes e lojas de artesanatos.

Matéria com imagens do projeto do Santuário no Portal
Link na Bio