O senador Antonio Anastasia venceu nesta 3ª feira (14.dez.2021) a disputa no Senado pela vaga no TCU. Ele recebeu 52 votos, enquanto Fernando Bezerra teve 7 votos e Kátia Abreu outros 19. Ele tem 60 anos e ficará na Corte de Contas por 15 anos, até 2036.

Os 3 candidatos foram aprovados mais cedo na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) e as indicações seguiram ao plenário sem uma definição sobre quem venceria. A ideia é que até os últimos momentos da votação seriam decisivos para conseguir mais votos que os colegas.

No plenário, cada um teve 20 minutos para discursar antes da votação. Esta foi feita em cédulas de papel. Para vencer, bastava ao candidato ter mais votos que os outros.

Na comissão, os senadores dedicaram os 20 minutos de fala para tentar provar a afinidade de suas trajetórias administrativas e políticas com as funções do TCU (Tribunal de Contas da União). A Corte de Contas é um órgão de controle externo, ligado ao Legislativo.

O Senado poderá preencher uma vaga agora porque o presidente Jair Bolsonaro (PL) indicou o ministro Raimundo Carreiro para o posto de embaixador brasileiro em Portugal, antecipando uma vacância prevista apenas para 2023.

Fonte: Blog do BG/Poder 360
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado