Unidade da rede Sesap atendeu pacientes dos 27 municípios da 1ª Região de Saúde, que engloba o Agreste Potiguar.

O Hospital Regional Lindolfo Gomes Vidal, localizado em Santo Antônio, Agreste Potiguar, atingiu uma expressiva marca esta semana. A unidade, que integra a rede de hospitais da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), alcançou o número de 500 cirurgias eletivas realizadas em cerca de cinco meses.

A ação é parte do programa Mais Cirurgias, Mais Saúde, um investimento de aproximadamente R$ 18 milhões feito pelo Governo do Estado e pela Sesap que vem diminuindo a fila de cirurgias eletivas realizando procedimentos em mais de 15 unidades espalhadas por todo o Rio Grande do Norte.

O feito atingido pela equipe do Hospital de Santo Antônio é uma mostra disso. Com capacidade para realizar mais de 30 tipos de procedimentos diferentes, ao longo deste segundo semestre a unidade atendeu pacientes de todos 27 municípios que integram a 1ª Regional de Saúde, que equivale à região Agreste Potiguar e abarca cerca de 375 mil pessoas.

“Nós fomos por um bom tempo a unidade de referência da Covid-19 (o hospital chegou a contar com 10 UTIs). Quando tivemos condições de retomar, fomos revisar os processos, montar um novo formato de trabalho e procurar trabalhar para alcançar o maior número de cirurgias em um curto espaço de tempo”, explicou Geraldo Bezerra Neto, diretor do hospital.

Meta de cirurgias
A meta de cirurgias estipulada pela Sesap para a unidade este ano é de 521 procedimentos, que, na avaliação do diretor, será facilmente alcançada dentro das próximas duas semanas.

O trabalho exitoso só vem sendo possível a partir de um esforço coletivo, que envolve desde os municípios de origem dos pacientes até a equipe que atua nas duas salas de cirurgia do Lindolfo Gomes Vidal. “Todo o hospital é envolvido nesse fluxo e cada um é essencial para chegar a esse número. Encontramos aqui um centro cirúrgico fechado, que só foi reaberto com um esforço coletivo, em parceria com os municípios também. E nesse período ainda conquistamos a abertura da segunda sala de cirurgia. Assim, alcançamos essa marca inédita para o Agreste Potiguar”, ressaltou o diretor.

O programa Mais Cirurgias, Mais Saúde foi lançado pelo Governo e pela Sesap no fim de 2020, mas teve que ser pausado por conta do recrudescimento da pandemia no RN e foi retomado no início deste segundo semestre. Atualmente, são 17 unidades de saúde atuando no programa, que já realizou mais de 2500 cirurgias nos meses recentes.

Fonte: Governo do RN/SESAP