Projeto Feiras da Agricultura Familiar chegou à esquina do continente, na última praia do Litoral Norte. Ação beneficia diretamente 25 famílias.

O agricultor familiar Vitorino Segundo, 56, considera a chegada da Feira da Agricultura Familiar na cidade de Touros uma grande oportunidade de aumentar o faturamento, com a venda direta ao público. Ele e sua companheira, Maria Eliene, 54, cultivam macaxeira, hortaliças e frutas há pelo menos 17 anos, numa pequena propriedade rural de quatro hectares na comunidade de Cajueiro. “A gente tem como ganhar mais e não ficar na mão de atravessador”, afirmou. Nesta terça-feira (21), o Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), oficializou a doação de 10 barracas para compor a 13ª Feira implantada pelo projeto, que é integrado ao programa Mais Mercados.

A solenidade de entrega do material foi realizada na tradicional feira livre do município, que ocorre toda terça-feira. A partir do dia 07 de janeiro de 2022, a Feirinha da Agricultura Familiar ganhará seu próprio dia e será realizada às sextas-feiras. Titular da Sedraf, o secretário Alexandre Lima destacou que são muitos os programas de fortalecimento da agricultura familiar no governo da professora Fátima Bezerra. “Esse é o primeiro passo de muitos investimentos que o governo traz ao município e região do Mato Grande, inclusive com a construção de um IERN”, disse Alexandre.

Ele relembrou que a governadora Fátima Bezerra “pegou esse estado falido, com mais de R$ 1 bilhão em dívidas”, e que tem conseguido “arrumar a casa, investindo em diversas áreas, tendo como um dos principais compromissos fortalecer a agricultura familiar no Rio Grande do Norte”, reforçou. “Em breve, estaremos fechando aqui nesta cidade os contratos do nosso programa de microcrédito específico para a agricultura familiar, o CredMais”, anunciou.

Agricultor, “com muito me orgulho”, o prefeito Pedro Filho declarou que a prefeitura tem executado diversas ações para minimizar os prejuízos amargados pelos trabalhadores e as trabalhadoras do campo, causados pela estiagem. “Estamos abrindo a chamada pública para disponibilizar o corte de terra para os agricultores e as agricultoras de Touros”, disse. Ele citou algumas comunidades rurais presentes na feira, como Chico Mendes II, Boa Cica, Santa Luzia, Coelho, Assentamento São Sebastião, Geral, Boqueirão, Vila Assis, Cajueiro, Lagoa do Sal e Touros.

Executado com apoio das prefeituras e da sociedade civil organizada, em Touros o projeto Feiras da Agricultura Familiar foi concretizado com articulação com a Secretaria Municipal de Agricultura. O secretário Petrônio José da Silva conduziu o evento e destacou a importância da ação. “As barracas doadas pelo Governo do Estado são de suma importância para o município, pois servirão para realização não só de feiras da agricultura familiar, mas também de feiras de artesanato, sendo um excelente instrumento de geração de trabalho e renda para agricultores e agricultores familiares e artesãos”, argumentou. Serão beneficiadas mais de vinte e cinco famílias com as feirinhas da agricultura familiar e artesanato.

Mais Mercados
O projeto Feiras da Agricultura Familiar tem como principal objetivo fomentar a inclusão produtiva através da produção de alimentos saudáveis e a sua comercialização direta para os consumidores. Lançado em Mossoró no mês de agosto/21, abrange os 10 territórios do estado e está integrado ao Programa Estadual de Apoio aos Circuitos Curtos de Comercialização da Agricultura Familiar (Mais Mercados), executado pela Sedraf.

Até o presente momento, foram implantadas 13 feiras e, até março de 2022, a meta é implantar 40 feiras da agricultura familiar no estado, beneficiando 40 municípios e cerca de 400 famílias de agricultores e agricultoras familiares.

Também estavam presentes à solenidade: o secretário-adjunto Lucenilson Ângelo; os secretários municipais Joermeson Sá (Tributação), João Maria França (Articulação), Decinho de Touros (Pesca) e Everaldo Medeiros (adjunto da Agricultura); e também a vereadora Ediene Souza e os vereadores Fábio Ricardo e Paulinho Professor.

Fonte: Governo do RN/SEDRAF
Foto: Hilder Andrade/Emater-RN