Partida marca a reinauguração do estádio municipal Amaro Henrique de Freitas, em Pernambuco

Para entrosar e preparar o elenco para a temporada 2022, o América viajou a Pernambuco e nesta quinta-feira 23, às 15h30, enfrentará o Retrô, em um amistoso válido pela Taça Deputado Doutor Adauto José de Melo. A partida marca a reinauguração do estádio municipal Amaro Henrique de Freitas, que estava parado desde abril deste ano e passou por modificações em toda estrutura, e o aniversário de 58 anos do município de Sairé.

O jovem time pernambucano, fundado em fevereiro de 2016, disputou 31 jogos na temporada 2021. Dessas partidas, que foram válidas pela Copa do Brasil, Campeonato Pernambucano e Série D, foram 10 vitórias, 11 empates e 10 derrotas.

Estrutura e investimento na base
O clube possui uma estrutura de ponta. Em Camaragibe, na Região Metropolitana de Recife, o Retrô possui dois centros de treinamento que custaram cerca de R$ 35 milhões.

O CT, que segundo o próprio Retrô, é o maior do Brasil, possui um total de dez campos de futebol – com direito a arquibancada e até camarote -, um hotel com 64 quartos, departamento médico e físico, academia, piscina, quadra de futsal, auditório e um centro de convenções com capacidade para mil pessoas.

Além disso, como foi veiculado pelo site Terra, o Retrô também possui uma loja oficial em um dos principais shoppings de Recife, o Aldeia Boulevard Mall, com uma vasta linha de produtos esportivos.

Mas além da ótima estrutura, um dos pilares do Retrô está na formação de jovens atletas. Com o investimento nas categorias de base, o clube conquistou o Pernambucano na categoria sub-15, chegou às semis no sub-17 e foi vice-campeão no sub-20, tudo isso apenas no ano passado.

Assim, a ideia da equipe é mesclar a experiência de jogadores mais velhos com as novas promessas reveladas na base.

Comando
A “Fenix”, como é conhecida, é comandada pelo técnico Dico Woolley desde setembro deste ano. Pela primeira vez a frente de um time profissional, Dico trabalhava com equipes de categorias de base (o técnico trabalhou com a base do próprio Retrô) desde 2015, e foi elevado ao cargo de treinador do time principal do Retrô após a demissão do experiente Milton Mendes.

“Preparado”
Na tarde de quarta, 22, o zagueiro Jean Pierre concedeu entrevista e falou sobre a preparação do clube para o amistoso de hoje. Para o zagueiro, o time chega pronto para o duelo contra o Retrô: “O América chega preparado. Todo o trabalho que foi desenvolvido durante essas três primeiras semanas de pré temporada nos dá a condição de chegar bem para esse amistoso, tanto fisicamente como tecnicamente e taticamente, porque a gente trabalhou todas essas funções durante essas semanas. Foi tudo muito bem planejado, muito bem trabalhado pela comissão técnica e é algo que nos dá condições de chegar bem para esse amistoso. Esse amistoso preparatório vai nos mostrar em que nível a gente se encontra hoje, para o campeonato potiguar.”

Assim como o Retrô, o alvirrubro também mescla juventude e experiência no elenco. Jean vê essa filosofia de maneira positiva: “Tem tudo para dar certo. Tudo que tem sido feito pelo América. Além de mim, outros jogadores permaneceram no grupo e isso é importante, pois ter uma base é sempre importante. Apesar da pouca idade da maioria deles, os jogadores que chegaram aqui são atletas de alto nível, da mais alta qualidade, que vão vestir a camisa do América e dar o seu melhor. Na minha opinião, o nosso grupo tá bem forte e equilibrado. Acredito que a gente vai conseguir fazer uma bela temporada e alcançar os objetivos traçados pelo clube.”

“O América vai chegar muito bem. Nós fomos a primeira equipe a iniciar a pré-temporada, os treinamentos. A gente teve tempo hábil para se preparar. Então a nossa perspectiva é a melhor possível para o início da competição, por toda a estrutura e por toda a preparação e por tudo que nos foi oferecido durante a pré-temporada.”

Fonte: Agora RN
Foto: Divulgação