A bola vai começar a rolar pelo Campeonato Potiguar, que terá a primeira rodada realizada no próximo domingo, dia 9, e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (CREA-RN) em parceria com o Corpo de Bombeiros irão promover uma ação de fiscalização integrada para verificar as questões de segurança dos estádios onde os clubes irão mandar os seus jogos. Os trabalhos serão iniciados no dia 10 de janeiro, justamente com a Arena América. Segundo o engenheiro responsável pela área de patrimônio do Alvirrubro, Francisco Sobrinho, o estádio José Rocha dispõe de todos os laudos exigidos pelas autoridades e se encontra apto a receber as partidas.

O Conselho Regional de Engenharia emitiu nota informando que fará uma Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) no estádio Arena América, em Parnamirim, com o início previsto para às 10 horas. Essa ação vai contar com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros, Batalhão de Operações Especiais, do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia – IBAPE RN, e das Câmaras Especializadas do Crea-RN.

O presidente do conselho em exercício, o engenheiro eletricista Augusto Fialho, ressalta que o objetivo da FPI não é o de punir ou multar, mas detectar possíveis irregularidades e garantir tempo hábil para as correções necessárias. “O nosso foco é colaborar com a segurança do cidadão que irá participar do evento”, disse.

De acordo com o coordenador da FPI, o ouvidor Luiz Madruga, todos os órgãos envolvidos nessa ação vão observar as regras de segurança coletiva e individual, cada um fiscalizando a sua área. No caso do conselho, vamos verificar se todos os serviços estão sendo projetados por profissionais legalmente registrados no Crea para minimizar possíveis riscos à população”, explicou.

“A partir da liberação da nossa arena nós conseguimos a liberação dos quatro laudos necessários para a realização de jogos oficiais em nossa praça esportiva: o laudo de engenharia do CREA, laudo da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Esses quatro laudos foram emitidos em janeiro de 2020, três desses laudos tem validade de um ano e portanto venceram em janeiro de 2021 e o laudo de engenharia tem validade de de dois anos e ainda está em vigência até janeiro de 2022. Os três laudos que venceram em janeiro do ano passado, nós renovamos em agosto deste ano e hoje contamos com os quatro laudos, todos rigorosamente aprovados e sem restrições”, destacou Francisco Sobrinho.

Como apenas a primeira etapa do estádio americano foi concluída, a praça ainda não dispõe de cabines de imprensa. A questão será resolvida, de acordo com o sobrinho, através da implantação de uma estrutura móvel.

“A imprensa vai ficar melhor acomodada uma vez que os nossos jogos serão no horário vespertino e a tendência será que os profissionais atuem com a incidência do sol, atrapalhando principalmente a captação de imagens. A instalação será semelhante a estrutura igual a do Carnatal, no piso do primeiro camarote, onde vamos montar uma estrutura com divisórias para acomodar a imprensa em um local confortável”, explicou Sobrinho.

O cronograma de fiscalização está pronto e terá a seguinte ordem: 10/01 – Arena América, 11/01 – Frasqueirão, 12/01 – Nazarenão (Goianinha), 13/01 – Barretão, 14/01 – Coronel José Bezerra (Currais Novos), 17/01 – Edgar Montenegro (Assú) e Nogueirão (Mossoró).

Fonte: Tribuna do Norte
Foto: Alex Régis