Prefeitura ainda não definiu oficialmente se vai autorizar ou não eventos públicos durante o período de carnaval em 2022, diante da pandemia da covid-19 e do surto de gripe.

Sem uma definição da Prefeitura de Natal sobre a realização do carnaval em rua em 2022, as escolas de samba da capital e de cidades da região metropolitana já têm pelo menos uma certeza: mesmo que o município autorize a realização do evento, o tradicional desfile pelas ruas do bairro Ribeira, na Zona Leste, não deverão acontecer.

A informação foi confirmada ao g1 RN pela diretora cultural da Liga das Escolas de Samba do Rio Grande do Norte, Larissa Lira. Segundo ela, faltando pouco mais de um mês para o carnaval, as escolas de samba não teriam mais tempo para preparar fantasias e carros alegóricos.

“Não dá tempo. Não tem condições de ir para a avenida. Isso já está decidido. Porque agora mesmo que era para estarem sendo confeccionadas as fantasias, os barracões estão parados. Eles já estão parados desde que a gente veio percebendo que o cenário estava tomando forma para que não tivesse carnaval. Algumas escolas já foram parando, como não tinham garantia de que ia ter. Faltando um mês, não tem tempo hábil para isso”, declarou.

De acordo com ela, a decisão abrange pelo menos nove escolas de samba que fazem parte da liga. Apesar disso, Larissa afirma que as escolas pretendem realizar alguns eventos alternativos.

“Se, por acaso, a prefeitura sinalizar que vai ter, a gente vai propor outro caminho que não seja desfile. Caso tenha carnaval, uma proposta nossa seria colocar nossas baterias em palcos”, ponderou.

O “plano B” das escolas é fazer festas menores, nas suas próprias comunidades, com lançamento de enredos e apresentações.

Segundo a liga, as escolas pretendem lançar um álbum e vinhetas com os sambas-enredo e, dependendo das autorizações das autoridades, fazer um ensaio com encontro de baterias.

“A gente quer deixar essa chama acesa. Para nós, não fazer nada torna o retorno muito mais difícil”, considerou.

Diretora da escola de samba Balanço do Morro, que fica no bairro das Rocas, em Natal, Graça Almeida, afirma que não acredita que haverá carnaval em 2022.

A escola tem cerca de 500 associados, é tetracampeã do carnaval na capital, e já havia lançado o seu samba-enredo em novembro do ano passado, mas não está produzindo as alegorias para entrar na avenida neste ano.

“Nossa ideia é fazer esse plano B da Liga. Nesse caso, usaríamos o material que já temos, dos outros anos”, disse.

Nesta segunda-feira (10), o g1 procurou a Secretaria Municipal de Cultura, que informou que a decisão sobre a realização ou não da festa dependeria de uma decisão da prefeitura, cabendo ao órgão apenas a execução da festa.

A prefeitura também foi procurada, mas afirmou por meio de sua assessoria de imprensa que ainda não foi definida a realização ou não da festa em 2022.

Por causa da pandemia da Covid-19 e do surto de gripe, pelo menos 14 capitais brasileira suspenderam a realização de blocos de rua durante o Carnaval 2022, no país. Porém, o Rio de Janeiro e São Paulo mantiveram os desfiles das escolas de samba.

No Rio Grande do Norte, cidades como Tibau do Sul, Areia Branca, Apodi e Tibau já cancelaram festas públicas.

Fonte: G1 RN
Foto: Manuel Barbosa/Prefeitura de Natal