2022 começa com uma questão vital para siglas como como PT, PSB, PCdoB, Rede e PSOL, que planejam unir forças e criar uma federação, para benefiar em vários Estados suas bancadas. Mas, os partidos que pretendem se unir em uma federação estão tensos por causa da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de levar a questão a voto em plenário.

A ideia dos ministros do Supremo é evitar que as federações propiciem, na prática, a volta das coligações, já vetadas pelo STF. Alguns magistrados querem discutir o assunto, com maior profundidade. Na verdade, a federação subiu no telhado. Segundo informações na imprensa nacional, lideranças do PSB foram informadas, na virada do ano, que o noivado entre o partido e o PT estava ameaçado.

O movimento acendeu a luz vermelha nos parlamentares que temem o encolhimento da bancada, caso a federação não ocorra. Com a cláusula de barreira vigente para 2022 – que exige que o partido tenha 2% dos votos válidos no País ou eleja ao menos 11 deputados em nove estados. Alguns partidos, como o PCdoB, podem perder o direito de representação no Legislativo e acesso ao fundo partidário e à televisão. Com a federação essas regras são cumpridas em conjunto.

Socialistas
A maioria dos integrantes do PSB é a favor de que o partido forme uma federação com outros partidos de esquerda. No RN, o deputado federal Rafael Motta teria sua reeleição mais fácil, disputando votos com os nomes do PT. Este ano, apenas 9 nomes podem ser candidatos por sigla ou em federação.

Alerta
O PT potiguar abriu um alerta quanto a federação com outras siglas como o PSB. Além de ter uma vaga ameaçada de federal, a bancada na Assembleia Legislativa abriu sinal vermelho. É que o PSB de Rafael Motta tenta atrair nomes para a sigla, e tem como atrativo a questão do PT fazer votos. Hoje, os deputados Hermano Morais e Souza Neto só permanecem no PSB com essa federação.

Outros
Nomes do PL, como os deputados George Soares e Ubaldo Fernandes, estão sendo atraídos para o PSB com o atrativo da federação obrigatória com o PT. Além desses, a deputada Eudiane Macedo estaria também no alerta. Isso prejudicaria as reeleições de Francisco do PT e Isolda Dantas.

Estratégias
No PT, não é visto com bons olhos esse tipo de “federação”, onde pode prejudicar a bancada e fortalecer nomes de outras siglas. Francisco do PT e Isolda planejam diminuir o lançamento de nomes petistas e fortalecer os dois deputados. Assim, não seria tão interessante para outros deputados que visão somente os votos dos petistas.

Fonte: Coluna Política Agora RN
Foto: Divulgação