‘Preparou o terreno para outras gerações’, disse a atriz Taís Araújo, que viveu Elza no cinema. Uma das maiores cantoras do Brasil morreu em casa, de causas naturais, aos 91 anos.

O corpo de Elza Soares, que morreu aos 91 anos nesta quinta-feira (20), foi velado no Theatro Municipal do Rio, no Centro, em cerimônia marcada por belas homenagens.

Integrantes da Mocidade Independente de Padre Miguel, escola de Elza, deram uma salva de palmas à intérprete (veja acima). Um trecho do musical sobre a vida da cantora foi encenado na escada do teatro, ao lado do corpo: “Viva Elza Soares”, gritaram em coro.

A cerimônia começou às 8h, fechada para familiares e amigos, e abriu para o público às 10h. Pouco antes, fãs já faziam uma fila na porta do teatro.

Às 14h15, o corpo foi levado em um carro do Corpo de Bombeiros até o Cemitério Jardim da Saudade em Sulacap, na Zona Oeste. O trajeto passa pela orla de Copacabana, bairro onde Elza viveu por muitos anos.

Dilma e Virna, filha e neta de Elza, foram umas das primeiras a chegar para se despedir. Elas não quiseram dar entrevistas.

Coroas de flores eram entregues a todo momento. Uma delas foi enviada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD).

“Quero saudar a família, sempre quem mais sofre. Eu vou pedir desculpas ao mesmo tempo porque hoje é o dia de celebrar a vida dessa mulher. A gente vive um momento estranho no Brasil porque tudo que ela defendeu é atacado”, declarou Paes, que também foi ao velório.

“Elza representava muita coisa: mulher, preta, forte, resiliente. Caía e se levantava”, emendou.

Os atores Lázaro Ramos e Taís Araújo estiveram no Municipal e falaram sobre a importância da cantora para a arte brasileira (veja os depoimentos completos acima).

“Eu tenho a sensação que ela preparou o terreno para outras gerações. É óbvio que a gente não queria que ela tivesse tido uma vida tão dura, de tanta luta, mas é uma vida cheia de glória também”, resumiu emocionada Taís.

“É difícil falar sobre ela em poucas palavras, muito difícil, porque ele é muito”, disse Lázaro.

A informação da morte foi dada pela assessoria de imprensa da cantora: “É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais”, disse o comunicado.

O empresário Pedro Loureiro conta que Elza Soares falou a familiares em seus últimos momentos que pressentiu a morte.

Fonte: G1
Foto: Matheus Rodrigues/g1