Desde a última sexta-feira (21) em implementação no Rio Grande do Norte, a exigência do passaporte vacinal para entrada em estabelecimentos comerciais tem aumentado a ida de potiguares aos postos de vacinação contra a covid-19. Essa é a avaliação do secretário esadual da Saúde Pública, Cipriano Maia, que concedeu entrevista ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan News Natal. “Isso foi constatado no fim de semana, quando mais de 700 pessoas tomaram a D1”, afirmou o secretário.

Cipriano Maia também afirmou que a medida do governo do Estado pretende estimular que pessoas que já tomaram pelo menos uma dose das vacinas estejam atentas ao calendário vacinal, com D2 e dose de reforço.

“Avaliamos como positivo porque a população está reconhecendo que é fundamental vacinar para poder ter vida social, porque as pessoas não podem alegar o seu direito individual de escolher não se vacinar e sair contaminando os outros. E onde está o direito dos outros?”, argumenta o secretário.

Ele ainda disse que as vacinas contra a covid-19 não evita a possibilidade de infecção nem de transmissão, mas que reduz. Além de mencionar que o esquema vacinal em dia protege contra internações, casos graves e mortes.

“A variante nova [Ômicron] traz um pontencial de transmissibilidade muito maior. Por isso que não é suficiente o passaporte. O passaporte foi uma das medidas. As outras a gente já sabe quais são: usar máscara, manter distanciamento físico entre as pessoas e evitar aglomerações”, disse Cipriano.

A Secretaria de Saúde (Sesap) também recomendou que municípios tomem medidas mais “drásticas”, a fim de evitar eventos que aglomerem pessoas. Segundo o titular da pasta, não houve pactuação nesse sentido entre o Estado e os municípios. No entanto, ele citou a decisão municipal em Caicó que cancelou o carnaval de rua e festas privadas.

Sesap quer manutenção integral do custeio de leitos de covid-19

“Nós temos uma situação de crescimento acelerado de casos. Vivemos uma terceira onda, isso já vem se caracterizando nas últimas semanas. Temos tido nos últimos dias mais de mil casos notificado, ontem ficou um pouco abaixo de mil, mas no fim de semana geralmente a notificação cai. E começamos a ter também uma demanda aumentada por leitos”, afirmou o secretário.

A média móvel de solicitações por leitos Covid está, atualmente, acima dos 60. No começo do ano, esse dado variava em torno de 20.

Tendo isso em vista, o governo do Estado quer o financiamento federal para a manutenção do funcionamento dos leitos. Segundo Cipriano, a proposta apresentada foi de custeio apenas dos leitos que estão ocupados.

O Estado está ampliando a quantidade de leitos para tratamento para covid-19 durante esta semana. Segundo o secretário, são 11 críticos e 43 clínicos.

Fonte: Tribuna do Norte