Um avião da 2ª Guerra Mundial que estava desaparecido foi encontrado numa área remota do Himalaia, no extremo nordeste da Índia. As imagens dos destroços foram divulgadas na última quinta-feira (20) segundo a Agence France-Presse. Três guias morreram durante as buscas pela aeronave, que duraram meses.

O avião de transporte C-46 decolou de Kunming, no sul da China, e voava com 13 pessoas a bordo quando desapareceu em meio a uma tempestade que inundou a região na primeira semana de 1945. “Nunca mais se ouviu falar dessa aeronave”, disse Clayton Kuhles, um aventureiro norte-americano que liderou a missão de busca. “Simplesmente desapareceu.”

A expedição ocorreu no montanhoso Estado Arunachal Pradesh, na fronteira com Myanmar, Butão e Tibete. Kuhles e uma equipe de guias locais atravessaram rios que lhes cobriam até o peito e acamparam em meio a temperaturas glaciais e tempestades de neve. As mortes dos três guias, inclusive, ocorreram em razão de uma hipotermia.

Em dezembro do ano passado, a equipe encontrou o avião em uma montanha coberta de neve. Os aventureiros foram capazes de identificar a fuselagem pelo número descrito na cauda da aeronave. Não havia restos humanos no local.

Fonte: Terra Brasil Notícias/Portal Grande Ponto