O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, deu uma declaração que deve mexer no tabuleiro político da família de sua esposa, a senadora Zenaide Maia (Pros). O cunhado do deputado federal João Maia (PL), agora, admitiu que trabalha um projeto de concorrer a Câmara dos Deputados. Isso não é tão novidade assim e se arrasta desde o ano passado. O problema é que além de ser querer ser federal, Jaime garantiu ter o apoio do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulinho Emídio, também do Pros.

Em 2018, João Maia teve em São Gonçalo do Amarante mais de 5.600 votos. Com Paulinho agora apoiando Jaime, segundo diz, João Maia terá um prejuízo em um município da Grande Natal, que sempre foi bem votado. O prefeito Paulinho se dedica ao tratamento de saúde contra o câncer, desde o ano passado. Essa semana foi novamente para São Paulo. Mas, na semana passada participou de um evento público com João Maia e o ministro Rogério Marinho (PL). No ato, o investimento de R$ 40 milhões para a construção de uma nova ponte para facilitar o deslocamento entre o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves e a Região Metropolitana.

Paulinho também tem outro projeto: eleger a primeira-dama Terezinha Maia, hoje no PL, como deputada estadual. Em 2018, Terezinha ficou na primeira suplência. Ela perdeu por 426 votos para o deputado José Dias. A filha de Jaime, Mada Maia, foi candidata a deputada estadual pelo PT e tirou só em São Gonçalo 2 mil votos. Agora a pergunta que não quer calar: Terezinha Maia fará dobradinha com Jaime Calado ou com João Maia?

Mudo
Não foi à toa que na semana passada o ex-prefeito Carlos Eduardo publicou no seu Twitter: “Verão. Estou rouco de tanto ouvir”. O AGORA RN tentou contato com o ex-prefeito sobre as últimas articulações, mas evita declarações. O ministro Rogério Marinho chegou a fazer cobranças.

Fato
Nem o prefeito de Natal, Álvaro Dias, e nem o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, mudarão seus projetos este ano. Nenhum dos dois tucanos será candidato a governador. Anotem!

Equilíbrio
A pré-candidata a deputada federal Samanda Alves declarou com equilíbrio a união do seu partido com outras siglas tradicionais. “Não é o PT sozinho que vai conseguir vencer as eleições. O PT precisa dialogar e inclusive governar. A governadora hoje governa, esses últimos três anos de governo, mas é com aliados na Assembleia. A gente governa lá com o PL, com o PSDB e com vários partidos que compõem, dão sustentação ao governo da professora Fátima”.

Fonte: Coluna Política do Agora RN
Foto: José Aldenir