Rede pública estadual tem 13 UTIs Covid voltados para crianças, porém todos estão ocupados nesta sexta (28). Pelo menos oito crianças aguardam leito crítico para tratamento da doença.

Todos os leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para Covid-19 disponibilizados ao público infantil na rede pública de saúde do Rio Grande do Norte amanheceram ocupados, nesta sexta-feira (28), segundo confirmou ao g1 a Secretaria Estadual de Saúde.

Com isso, o estado registra fila de espera de crianças à espera de leito pediátrico para Covid-19. São pelo menos 8 pacientes. Dois aguardam UTIs e os demais, leitos clínicos.

A rede pública estadual tinha 13 leitos de UTIs pediátricas pela manhã, sendo 10 no Hospital Maria Alice Fernandes, em Natal, e três pactuados com o Hospital Wilson Rosado, em Mossoró, no Oeste potiguar.

Dois desses leitos estaduais foram abertos na noite entre a quinta (27) e esta sexta (28) e o governo diz que a equipe trabalha para conseguir abrir pelo menos mais seis UTIs pediátricas ao longo do dia.

Nos próximos dias, a Sesap pretende abrir 16 leitos críticos e 27 clínicos voltados ao público infantil.

Entre os pacientes na fila de espera por um leito, há crianças com idades entre 0 e 14 anos. A maioria tem menos de 10 anos de idade. Quatro delas sequer completaram cinco anos.

O Rio Grande do Norte começou a vacinação das crianças com idades entre 5 e 11 anos com um ato simbólico no dia 15 de janeiro, porém a capital do estado abriu os postos de atendimento a esse público no dia 18 de janeiro.

Na manhã de sexta-feira (28), o sistema RN Mais Vacina, usado na administração da imunização no estado, registrava 29.929 crianças com a primeira dose aplicada.

O número representa cerca de 8% do público dessa faixa etária. Segundo o governo, o estado conta com mais de 335 mil crianças nessa faixa.

Internações em UTIs crescem 147% em 15 dias e RN notifica mais 2,6 mil casos de Covid nesta terça (25)

Fila também nas UTIs para adultos
O estado registra uma alta de casos de covid-19, que também resultou no aumento da demanda por leitos Covid-19 gerais, para adultos.

Na manhã desta sexta-feira (28), a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid para o público geral chegou a 70,2% no estado. Na região Oeste, no entanto, ela ultrapassava os 80%.

O estado conta com 161 leitos críticos para a doença, dos quais 20 estavam livres, porém havia mais de 30 pessoas à espera de regulação para um leito crítico, por volta das 9h.

Vacinação
Um levantamento feito pelo comitê científico do Rio Grande do Norte apontou que a taxa de mortalidade por Covid-19 caiu mais de quatro vezes no estado após a vacinação da maior parte do público adulto no estado. Segundo o governo, a maior parte dos internados não tomou vacina contra a doença.

Por causa do aumento de casos em janeiro, o comitê científico do Rio Grande do Norte recomendou ao governo a implantação de passaporte vacinal no comércio e a suspensão de eventos de massa, como shows e outras atividades.

No dia 18, o governo decretou passaporte vacinal para entrada do público em shoppings, restaurantes, bares, eventos e outras atividades comerciais. De acordo com o governo, a ação foi responsável por aumentar em quase 99% o número de adultos vacinados com a primeira dose contra Covid-19 nos sete dias seguintes, na comparação com a semana anterior.

Decretos
Na última terça-feira (25) a Prefeitura de Natal publicou outro decreto liberando os comércios da capital potiguar da exigência, porém a Justiça atendeu a um pedido feito pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública do Rio Grande do Norte e determinou que o município siga o decreto estadual.

Os órgãos também entraram com ação na Justiça pedindo que o governo suspenda os eventos de massa no estado, seguindo as orientações do comitê científico.

Fonte: G1 RN
Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi