Imprensa estatal também anunciou a visita do ditador Kim Jong-Un a uma ‘importante’ fábrica de munições. Série de lançamentos é uma das mais intensas já registradas em apenas 1 mês.

A Coreia do Norte confirmou dois testes de mísseis nesta semana, parte de uma intensa série de lançamentos que tem realizado desde o início do ano, e anunciou a visita do ditador Kim Jong-Un a uma “importante” fábrica de munições.

O governo norte-coreano já executou seis testes de mísseis apenas em 2022, incluindo lançamentos de mísseis hipersônicos, como parte do plano de Kim Jong-Un de acelerar o programa armamentista do país (ao mesmo tempo que ignora as ofertas do governo dos Estados Unidos para dialogar).

A agência oficial de notícias norte-coreana, a KCNA, informou que na terça-feira (25) o país testou mísseis de cruzeiro de longo alcance que atingiram “uma ilha alvo a 1.800 km de distância” no Mar do Leste, também conhecido como Mar do Japão.

Na quinta-feira (27), o governo fez um novo lançamento, desta vez de “dois mísseis táticos guiados” que atingiram outra “ilha alvo” e demonstraram que “o poder explosivo das ogivas convencionais cumprem os requisitos de design”, segundo a KCNA.

Ambos os testes foram criticados pelos EUA.

A série de lançamentos, uma das mais intensas já registradas em apenas um mês, acontece depois de Kim ter ratificado o compromisso com o desenvolvimento militar durante um discurso em dezembro.

Os EUA responderam com novas sanções, mas a reação da Coreia do Norte foi intensificar o programa e insinuar na semana passada uma possível retomada dos testes de armas nucleares e intercontinentais, após vários anos.

Nesta sexta-feira (28), a KCNA publicou imagens de Kim durante uma inspeção a uma fábrica de munições, que segundo a agência produz “um importante sistema armamentista”. O dirigente aparece ao lado de outros oficiais que tiveram os rostos pixelados.

O ditador norte-coreano disse que “aprecia muito” o papel da fábrica em seu programa de armas, segundo a agência. “A fábrica tem uma posição muito importante e um dever na modernização das Forças Armadas do país”.

A agência não informou se Kim compareceu a algum teste desta semana, mas um outro meio de comunicação estatal afirmou que ele visitou uma fazenda próxima ao local de lançamento dos mísseis na quinta-feira (27).

Melhorar o arsenal
Os testes de janeiro fazem parte do plano quinquenal para “melhorar o arsenal estratégico”, disse Hong Min, do Instituto Coreano para a Unificação Nacional em Seul, à agência de notícias France Presse.

“Os mísseis de cruzeiro disparados na terça-feira são uma extensão do mesmo tipo de mísseis lançados desde o final de setembro, com melhorias em alcance e velocidade”, afirma Hong Min.

O analista diz que os testes também são uma resposta ao avanço do arsenal da Coreia do Sul, que em 2021 testou mísseis supersônicos e lançados de submarinos. “O Norte demonstra que também desenvolve mísseis para contra-atacar o que o Sul tem em seu poder”.

Momento delicado
Os testes ocorrem em um momento delicado para a região, com a China, o único grande aliado da Coreia do Norte, se preparando para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno em fevereiro, na capital Pequim, e a Coreia do Sul organizando as eleições presidenciais de março.

A Coreia do Norte se prepara para comemorar em fevereiro o 80º aniversário de nascimento do pai de Kim, o falecido Kim Jong Il, e em abril o 110º aniversário de seu avô, o fundador do país, Kim Il Sung.
A necessidade de celebrar “tantos aniversários importantes” ajuda a explicar os testes, segundo o analista Ankit Panda. “Devemos esperar um primeiro semestre turbulento”.

Panda também afirma que a Coreia do Norte busca uma “propaganda positiva” entre seus cidadãos, que sofrem as consequências da severa crise econômica provocada pelas sanções internacionais e o fechamento severo das fronteiras que o governo impôs devido à pandemia.

Fonte: G1 Mundo
Foto: KNCA via AP