O juiz da 20ª Zona Eleitoral Ricardo Antonio Menezes Cabral Fagundes cassou a chapa de vereador do DEM em Currais Novos e por consequência decretou a perda do mandato de Marcos de Toledo Xavier, o “Professor Marquinhos”.

Caso a decisão seja mantida o PT ganha mais uma vaga na Câmara Municipal de Currais Novos com o mandato Rayssa Aline.

A chapa do DEM foi cassada por burlar a cota de gênero com a candidatura laranja de Arituza Costa de Azevedo, que sequer fez campanha e não teve um único voto nas eleições de 2020.

Além disso, ela confessou que não utilizou nem distribuiu material de campanha. “o que também serve de suporte fático para confirmar a tese sustentada na exordial de que a referida campanha constituiu uma peça de ficção montada apenas para atender a cota de gênero”, avaliou o magistrado.

Ela não participou de atos de campanha e nem fez movimentações financeiras. “o que reforça o entendimento ora esposado, de que a campanha em destaque era natimorta, criada apenas para cumprir a cota de gênero do partido DEM”, avaliou o magistrado na setença.

A decisão prevê a anulação de todos os votos do DEM e a conseguente recontagem que dará mais uma vaga ao PT na Câmara de Currais Novos e a suspensão dos direitos políticos de Arituza e Professor Marquinhos por oito anos.

A decisão cabe recurso.

Fonte: Blog do Barreto/Portal Grande Ponto