Das conversas vazadas pela imprensa e grupos de whatsapp no fim de semana, apenas uma definitiva e também concreta: o descarte ao nome do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT). O comunicado foi feito pelo prefeito Álvaro Dias (PSDB), que vinha tentando articular uma união, com seu candidato ao Senado, o ministro Rogério Marinho (PL). Comunicado feito, Carlos Eduardo agora tentará ser o senador na chapa da governadora Fátima Bezerra (PT), que já tem um Alves: Walter, presidente do MDB que tem 38 prefeitos e a liderança do ex-senador Garibaldi Alves Filho, pré-candidato a deputado federal.

A outra possibilidade da entrada do nome do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) ao Governo do Estado foi a alternativa e sonho do ministro Rogério Marinho em ter um nome forte. O prefeito Álvaro Dias, na sua casa de veraneio em Tabatinga, respaldou. De público ou nas suas redes sociais, Ezequiel nada confirmou. O blogueiro Gustavo Negreiros, conhecido por ser anti-PT, disse que só acredita na candidatura de Ezequiel quando ele fizer a primeira crítica a Fátima e entregar os cargos no Governo, que ele mesmo ajudou a eleger em 2018.

Em relação a informação que rogeristas vazaram a blogs, que o ministro Fábio Faria toparia retirar seu nome para unir a oposição, ele mesmo desmentiu em seu Instagram. Coube ao possível suplente Bruno Giovani esclarecer que não procede a informação que o presidente Bolsonaro entraria no circuito para escolher quem seria candidato. Fábio Faria e Rogério Marinho devem conversar sobre o palanque de 2022 nos próximos dias, em Brasília. Mas, contabilizam o nome de Ezequiel como candidato, mesmo sem este confirmar nada de público ou nas redes sociais.

PT
O senador Jean Paul Prates conta com o PT Nacional para se manter na chapa da governadora Fátima Bezerra este ano. O PT não aceita Carlos Eduardo, agora descartado pela oposição e sequer leva grupos para a aliança. O nome de Walter Alves como vice e o MDB é aprovado por Jean Paul e os mandatários. Pois foi ideia de Lula trazê-los.

Oligarquia
O ex-prefeito Carlos Eduardo pode atrapalhar Walter Alves e Garibaldi Filho nas negociações com o PT. É muito Alves para uma chapa só. Por isso, que Jean Paul Prates agora engrossa o caldo.

PSD
O PT decidiu fazer novas investidas pelo apoio do PSD ao ex-presidente Lula da Silva ainda no 1º turno. Dirigentes do PT gostariam que o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (sem partido) se filiasse à legenda para ocupar essa vaga. PT se mostra disposto a abrir negociações que podem envolver o apoio do partido ao PSD em estados estratégicos (como Minas Gerais) e à reeleição de Rodrigo Pacheco na presidência do Senado.

Solo Potiguar
O PSD será praticamente desmontado com as saídas do ministro Fábio Faria e do ex-governador Robinson Faria, que caminha para o PP. Já os deputados Galeno Toquarto e Vivaldo Costa devem ingressar no PSDB. O destino de Jacó Jácome pode ser agregar uma nominata ao PSD ou sair para outra sigla. O ex-deputado Antônio Jácome caminha para o União Brasil.

Fonte: Agora RN
Foto: Reprodução