Balões de ensaio para 2022
O cenário político do RN, em termos de viabilidade eleitoral concreta, mostra, de um lado, a candidatura à reeleição da governadora Fátima Bezerra e de outro, meros “balões de ensaio”, que são “hipóteses” lançadas, aguardando a repercussão. Caso não “vinguem”, passam a ser chamadas de boatos.

Federações
Para a eleição de 2022, os prazos eleitorais fatais se aproximam. A grande novidade é a união de partidos em federações, cujo objetivo é permitir às legendas atuarem de forma unificada em todo o país. O prazo para registrá-las será até 6 meses antes da eleição

Eleição majoritária
A legislação continuou a permitir a união de partidos em torno de uma única candidatura nas eleições majoritárias para os cargos de presidente, senador, governador e prefeito. No caso do ex-presidente Lula, ele não precisa de uma federação entre PT-PSB-PCdoB-PV para sua aliança ao centro com Geraldo Alckmin. Será suficiente coligação na eleição presidencial, com o partido ao qual o ex-governador se filiar.

No RN
A mesma regra aplica-se ao PT-RN. Fátima Bezerra poderá coligar-se ao MDB para indicar Walter Alves seu vice, sem que haja federação. O PSDB-RN poderia lançar o deputado Ezequiel Ferreira para o governo e coligar-se com o PDT para inclusão de Carlos Eduardo para o senado.

Deputados
A lógica política recomenda a constituição de federações, que abrangeria as eleições majoritárias e as proporcionais. A dificuldade vem sendo o caráter permanente delas (4 anos). As alianças firmadas nas coligações majoritárias valem apenas até a eleição, sendo desfeitas logo em seguida.

José Torquato
Celebrado o centenário de nascimento do ex-deputado e líder político potiguar Dr. José Torquato. Iniciou a sua vida pública como prefeito de São Miguel e deu sucessivas demonstrações de espírito público e zelo com a coisa pública. Um nome inserido na memória política do RN.

Sol artificial
Cientistas americanos buscam desenvolver o “sol artificial” para produzir fonte de energia eterna. A fusão nuclear pode ser uma alternativa para a crescente demanda por energia segura, eficiente e limpa.

Prefeitura de Natal
Tem sido excelente o desempenho da Prefeitura de Natal na vacinação em massa da população, inclusive crianças.

Robô
Realizou-se em porcos a primeira cirurgia laparoscópica sem mão humana. Um robô alcançou resultados significativamente melhores do que seres humanos, no mesmo procedimento. A experiência foi na Universidade Johns Hopkins.

Petrobrás
O presidenciável João Doria (PSDB) disse que, caso seja eleito presidente da República, privatizará a Petrobras. Para quem tem 2% de preferência de votos, uma declaração infeliz.

Impossível
Se a Petrobras fosse privatizada, o novo proprietário não poderia enfrentar o preço na bomba. Permaneceriam os mesmos obstáculos o valor internacional do barril, cotação do dólar e os impostos estaduais e federais. Não seria solução.

Desafios
O STF enfrentará o julgamento de temas fundamentais para as próximas eleições: detalhes das federações partidárias, o tempo de inelegibilidade na Lei da Ficha Limpa e o fundão eleitoral.

Rejeição ao MDB I
Em entrevista à rádio Liberal, do Pará, Lula atribuiu os problemas econômicos que o país enfrentou no governo Dilma Rousseff ao processo de impeachment liderado pelo MDB. “O golpe dado pelo Temer destruiu o país”, diz o ex-presidente.

Rejeição ao MDB II
Vê-se que o MDB é um aliado indesejado pelo PT. Mesmo aproximando-se, dificilmente terá assento num eventual governo de Lula. Será que essa rejeição poderá afetar a aproximação de Garibaldi.

Fonte: Agora RN/Coluna Ney Lopes
Foto: José Aldenir