A Petrobras desenvolve projeto-piloto para reuso de água na agricultura familiar do Rio Grande do Norte (RN), com ganhos previstos de produção, de rentabilidade e ambientais. A iniciativa foi apresentada à sociedade no último dia 13 de janeiro de 2022, no município de Ipanguaçu (RN), no campus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). As obras de implantação já estão em andamento. A previsão é de que o projeto comece a operar em março.

Segundo o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, elaborado pela Agência Nacional de Águas, as atividades de Irrigação correspondem a 59,08% do volume de água captada na Bacia. O segundo maior consumo está relacionado ao Abastecimento Humano (23,54%), Pecuária e Aquicultura (10,20%) e Indústria (1,91%). Esse projeto visa a contribuir para o aumento da eficiência das práticas de irrigação e reuso de esgotos sanitários, elevando a rentabilidade das atividades agrícolas e apresentando grande potencial de economia da água utilizada.

O projeto tem como centro a futura Unidade de Referência Tecnológica (URT) em fase de construção no campus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) em Ipanguaçu. Nela, a água de reuso passará por uma Estação de Tratamento e, depois de pronta para uso, irá para um Sistema Agrícola (isto é, as áreas a serem irrigadas) utilizando diversas tecnologias, boas práticas e procedimentos para o uso mais eficiente dos recursos hídricos.

A URT também disseminará junto a produtores rurais os benefícios econômicos e ambientais do reuso da água. A capacitação dos produtores contribuirá para uma produção agrícola mais sustentável e eficiente, desenvolvendo uma consciência socioambiental que conduza a processos produtivos mais sustentáveis, através da implantação de unidades demonstrativas de uso racional da água na irrigação de culturas frutíferas, árvores e arbustos na Bacia.

O projeto-piloto da Petrobras de reuso de água está sendo implantado pela empresa Florestana. São parceiros na iniciativa o IFRN, Sebrae, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu. A iniciativa reflete o compromisso da Companhia no investimento em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para melhor uso dos serviços ecossistêmicos.

Fonte: Portal Grande Ponto