Mais um projeto de inovação, resultado do Acordo de Cooperação Técnica-Científica entre o Instituto e a Fapern.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema implantou mais um sistema de inovação e passou a reunir seus processos padronizados – das macroáreas gerenciais, finalísticos e de apoio – em um Portfólio de Processos, disponível na Central de Serviços Online, no site institucional.

O Portfólio de Processos do Idema tem o objetivo de dar acesso público aos processos mapeados do Instituto e seus documentos complementares para facilitar o entendimento do trâmite das atividades. Esta iniciativa visa dar mais transparência das ações desenvolvidas pelo órgão para os públicos interno e externo.

A padronização é a solução que muitas organizações encontraram para garantir a assertividade na realização de suas atividades. Com ela, vários benefícios são alcançados, como a redução de custos, o aumento da qualidade e uma melhor definição dos responsáveis pelas atividades desempenhadas, por exemplo.

Para o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, é importante destacar que a padronização dos processos não irá engessá-los, mas sim, apresentará uma contribuição para trazer o resultado desejado. “Padronizar serve para ter a previsibilidade e repetitividade do resultado, independente de quem esteja executando a tarefa. Acredito que este produto instaura, também, um novo tempo para o órgão ambiental, pois independente do gestor que esteja atuando, a administração poderá conduzir suas atividades partindo de um direcionamento descrito. Isso dará mais segurança e organização ao Instituto”, explicou.

De acordo com os coordenadores do Projeto de Inovação do Idema, Wanessa Dunga e Ilton Soares, este é um dos produtos de inovação mais significativos para a Instituição, por sua dimensão e por englobar ações de múltiplos envolvidos. “Alguns exemplos de processos que podem ser encontrados no Portfólio são na área de licenciamento ambiental, proteção e conservação da natureza e gestão de pessoas. Atualmente, outros processos estão sendo mapeados e, posteriormente, serão inseridos no Portfólio”, disse Ilton Soares.

O Portfólio de Processos é um dos produtos de Inovação do Projeto de Pesquisa e Inovação da pesquisadora bolsista Camila Valle, formada em Engenharia de Produção. Segundo Camila, as pessoas precisam compreender o fluxo do processo do início ao fim. “Elas precisam assimilar o motivo pelo qual realizam determinada tarefa e os impactos que o seu trabalho causa no restante da organização. Promover este entendimento proporciona colaboradores mais motivados, ao mesmo tempo em que os gestores passam a dar mais importância à equipe e ao público externo. A gestão de processos é, portanto, uma prática necessária para as organizações que buscam estar em constante evolução para melhor atender ao seu público-alvo”, esclareceu.

O Portfólio é um dos produtos de inovação gerados a partir do Projeto Institucional de Inovação e Modernização na Gestão do Idema, fruto do Acordo de Cooperação Técnica-Científica entre o Instituto e a Fundação de Apoio à Pesquisa do RN – FAPERN, e lançados no I Seminário Institucional de Inovação e Modernização do Idema, ocorrido nos dias 13 e 14 de dezembro de 2021.

Acesse: idema.rn.gov.br

Fonte: Governo do RN/IDEMA
Foto: Ilton Soares